O América volta a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (8/5), a partir das 21h, no Independência. O adversário será o Vila Nova, de Goiás, que conta com alguns nomes conhecidos no futebol brasileiro e também pela torcida americana.
Neste momento, apenas um ponto separa as duas equipes na tabela de classificação. O Vila está sétimo lugar, com seis (duas vitórias e uma derrota), enquanto o Coelho aparece na sequência, em oitavo, com cinco pontos (uma vitória e dois empates).
Na última rodada, os mineiros empataram com a Chapecoense por 2 a 2. Já os goianos venceram o Guarani por 2 a 0.
Vila Nova conta com experiência de campeão mundial
No Vila Nova desde de 2022, Ralf é o jogador com mais conhecido e com mais bagagem na equipe comandada por Márcio Fernandes. O volante ganhou destaque no futebol brasileiro por conta da vitoriosa passagem que teve pelo Corinthians, entre 2010 e 2015, e depois entre 2018 e 2019.
No time paulista, ele foi multicampeão. Conquistou o Campeonato Paulista (2013, 2018 e 2019), Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Recopa Sul-Americana (2013).
Ralf foi eleito, em 2011, o melhor volante do Brasileirão e, em 2012, fez parte da Seleção do Prêmio Bola de Prata. Ao todo, ele disputou 420 jogos, marcou 10 gols e deu oito assistências com a camisa do Corinthians.
Pelo Vila Nova, ele soma 107 partidas e duas assistências. Aos 39 anos, Ralf é capitão e peça fundamental na engrenagem do Tigre.
América encontrará rostos conhecidos
O elenco do time goiano conta também com dois jogadores conhecidos pela torcida do América. Tratam-se do zagueiro Anderson Conceição, que jogou pelo clube em 2015, e do atacante Henrique Almeida, que foi esteve no Coelho entre 2022 e 2023.
O defensor foi titular na campanha que garantiu o acesso do time mineiro à Série A do Campeonato Brasileiro – o América terminou em quarto lugar na Série B de 2015. Ele também disputou partidas pelo Campeonato Mineiro e Copa do Brasil.
Após deixar o Coelho, Anderson Conceição, que estava emprestado pelo Tombense, seguiu rumo ao Philadelphia Union, dos Estados Unidos. Ao todo, disputou 43 jogos e marcou um gol pelo alviverde.
Já Henrique Almeida chegou ao América em janeiro de 2022, após passar pela Chapecoense. Na primeira temporada, ele desempenhava papel importante na equipe, tendo disputado 45 jogos – a maioria como titular -, marcados 8 gols e dado duas assistências.
No ano seguinte, entretanto, o rendimento do jogador caiu, o que fez com ele se tornasse uma das últimas opções para o ataque do time. Dessa forma, em julho de 2023, o América anunciou a rescisão de contrato com o jogador, que seguiu para o Vila Nova.
Henrique Almeida encerrou a passagem pelo Coelho com 56 partidas, nove gols e duas assistências.