O América está ameaçado no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Em busca de se firmar na zona de classificação, o Coelho medirá forças contra a Chapecoense, adversário do Z4. Para aumentar a confiança e continuar na briga direta pelo acesso, a equipe precisará melhorar os números diante dos rivais da parte de baixo da tabela.
Em quarto, com 34 pontos, o alviverde está pressionado, visto que a briga no G4 é acirrada. O Vila Nova vem logo em seguida, com 33, e o Sport, em sexto, tem 32. Vale lembrar que o time do Nordeste ainda tem dois jogos a menos. Por isso, a vitória é apenas o que interessa ao Coelho, que enfrenta a Chape nesta quarta-feira (21/8), às 19h, no Independência, pela 22ª rodada da Série B.
No primeiro turno, o duelo em Chapecó ficou empatado por 2 a 2. Para a Chapecoense, com 19 pontos, nem mesmo a vitória é capaz de tirar o time do Z4. Contudo, já diminui a diferença de pontos para o Botafogo-SP, primeiro fora da degola, que tem 23.
Nos quatro jogos contra os times do Z4, o aproveitamento do América é de apenas 50%. Foram três empates e uma vitória. Desses duelos, todos foram fora de casa. Longe do Independência, o desempenho do Coelho costuma ser abaixo da média se comparado às atuações no Horto.
O único triunfo foi contra o Guarani, atual lanterna, com 17 pontos. O alviverde mineiro empatou com Brusque (19°), Chapecoense (18°) e Ituano (17°).
Desempenho contra adversários do G4
Se diante dos adversários do Z4, o América encontrou problemas, o mesmo não ocorreu nos jogos contra os rivais diretos na briga pelo acesso. Nos duelos contra os outros três times do G4 – Mirassol, Santos e Novorizontino – o Coelho acumula duas vitórias e dois empates.
Levando em consideração que o alviverde enfrentou o Novorizontino duas vezes (turno e returno), a equipe tem uma vitória e um empate sobre o time paulista. Além disso, venceu o Santos e empatou com o Mirassol – um aproveitamento de 66%.
Desses quatro confrontos, três foram no Independência e apenas um fora de casa (o empate com o Novorizontino).
Números contra times do Z4
- Chapecoense 2 x 2 América – Arena Condá
- Guarani 1 x 2 América – Brinco da Princesa
- Ituano 0 x 0 América – Novelli Júnior
- Brusque 0 x 0 América – Ressacada
- Quatro gols marcados
- Três gols sofridos
- 50% de aproveitamento – uma vitória e três empates
Números contra times do G4
- América 2 x 0 Novorizontino – Independência
- América 2 x 1 Santos – Independência
- América 0 x 0 Mirassol – Independência
- Novorizontino 1 x 1 América – Jorjão
- Cinco gols marcados
- Dois gols sofridos
- 66% de aproveitamento – duas vitórias e dois empates