AMÉRICA

América precisa de feito que só três times alcançaram na última década na Série B

A quatro pontos do G4 da Série B e em fase irregular, América tem três exemplos recentes para se inspirar na briga pelo acesso à elite nacional
Foto do autor
Compartilhe

Enquanto a Série B do Campeonato Brasileiro se aproxima da reta final, o América, outrora líder, atravessa o momento mais turbulento da temporada: nos últimos 12 jogos, foram apenas três vitórias, sete empates, duas derrotas e uma troca de comando – saiu Cauan de Almeida, entrou Lisca. Sétimo colocado, o Coelho segue na briga pelo acesso à elite, mas, para alcançar a meta, precisa de feito que só três times conseguiram na última década.

Apór 25 rodadas disputadas na Segunda Divisão, o alviverde mineiro tem 38 pontos – quatro a menos que o Vila Nova, último time do G4. Frente a essa situação, a equipe tem o Atlético-GO de 2023, o Avaí de 2021 e o Santa Cruz de 2015 como exemplos recentes para se inspirar.

Nos últimos 10 anos, os três foram os únicos times que conquistaram o acesso após finalizar a 25ª rodada com três ou mais pontos de diferença para o quarto colocado. Relembre as campanhas de cada um deles.

Atlético-GO (2023)

O Atlético-GO protagonizou arrancada histórica para terminar a Série B do ano passado no G4.

A equipe goiana encerrou o primeiro turno bem longe do grupo de acesso: ocupava a 11ª colocação, com 27 pontos, oito a menos que o Sport, quarto colocado. Tudo mudou, no entanto, com a contratação do técnico Jair Ventura. A reação comandada por ele pode servir de exemplo para Lisca no América – assim como Jair, o treinador chegou ao clube alviverde no início do segundo turno (após a 23ª rodada), com a missão de reanimar a equipe na luta por uma vaga na Série A.

Na 25ª rodada da Série B de 2023, o Atlético-GO era o oitavo colocado – estava a cinco pontos do Juventude, que ocupava o quarto lugar. Após oito vitórias, dois empates e apenas três derrotas nas 13 partidas finais da competição (cerca de 67% de aproveitamento), o Dragão finalizou a competição em quarto, com 64 pontos – um a mais que o quinto, Novorizontino.

Avaí (2021)

Assim como o América deste ano, o Avaí de 2021 fechou o primeiro turno no G4 – era o terceiro, com 33 pontos – mas, após fase irregular no início do segundo turno, finalizou a 25ª rodada quatro pontos distante do quarto colocado.

Após 25 jogos disputados na Série B, o time catarinense figurava em sexto lugar, com 40 pontos, enquanto o quarto, CRB, tinha 44.

Nas 13 rodadas finais, o Avaí engatou boa sequência, com sete vitórias, três empates e três derrotas (quase 62% de aproveitamento). Assim, terminou o campeonato na quarta colocação, com 64 pontos conquistados – dois a mais que o quinto, CSA.

Santa Cruz (2015)

O Santa Cruz foi o vice-líder da Série B de 2015. No entanto, após a disputa da 25ª rodada, a equipe pernambucana estava em situação quase idêntica à atual do América: ocupava a sétima colocação, com 38 pontos – quatro a menos que o Vitória, quarto colocado.

Poucos esperavam que o Cobra Coral conseguiria o acesso naquele ano. O time começou mal o campeonato – finalizou a oitava rodada na 18ª posição – e passou grande parta da competição no meio da tabela, entre o oitavo e o 12º lugar.

As 13 rodadas finais do Santa Cruz foram quase impecáveis: venceu nove partidas, empatou duas e perdeu apenas uma, anotando o impressionante aproveitamento de quase 81%, o maior entre os três exemplos.

Compartilhe