Desde a chegada de Lisca, o América desconhecia o empate na Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, na noite dessa sexta-feira (11/10), a estatística que parece ser a sina do clube retornou para assombrar na reta final da competição. O Coelho empatou por 2 a 2 com o Avaí, na Ressacada, e acendeu alerta para o sonho do acesso à Série A.
Diante de um adversário direto na briga pelo G4, o América saiu frustrado. Principalmente porque esteve à frente do placar duas vezes, mas cedeu a igualdade em duas oportunidades e foi embora para casa com mais um resultado ruim na briga pelo objetivo final. Longe de seus domínios, a equipe se mostrou, mais uma vez, desatenta.
Até então, Lisca acumulava quatro vitórias e três derrotas no comando do alviverde. Com o empate, o aproveitamento do técnico foi para 54%. A igualdade também recolocou o América na ponta da estatística: são 12 empates no campeonato.
Empates amargos
Outros dois times também empataram 12 vezes – Paysandu e Brusque. As equipes, contudo, não estão na briga pelo acesso. O Papão está em 13° lugar, com 36 pontos, enquanto o Brusque está em situação dramática no Z4 – soma apenas 30 pontos e está na vice-lanterna.
Dos empates do alviverde, quatro foram para times que rondam o Z4 – sendo que diante da Chapecoense, por exemplo, que está em 16°, foram duas igualdades (no primeiro e no segundo turno). Durante o campeonato, o Coelho chegou a ter sequência de cinco empates, o que colocou em cheque a vaga no G4.
A sete rodadas do fim da Série B, o alerta máximo está ligado para os comandados de Lisca, que pode ver o acesso escapar por pouco. O América está em quinto, dois de distância para o Mirassol, o quarto, mas que ainda entra em campo nesta rodada. Além disso, pode ser ultrapassado por Vila Nova e Ceará.
Para chegar aos 65 pontos – número ‘mágico’ idealizado pelo treinador e comissão – é preciso vencer seis partidas.
Sem força fora de casa
O que chama atenção no número é a ocasião dos resultados. Dos 12, sete empates foram fora de casa, enquanto os outros cinco foram no Independência. O desempenho longe do Horto é um dos fatores mais preocupantes do América na Série B.
Dos 16 jogos fora de casa, o Coelho venceu dois, empatou sete e perdeu sete – aproveitamento de 27%. Em contrapartida, a equipe está invicta no Independência – ainda não perdeu este ano – são 10 vitórias e cinco empates – aproveitamento de 77%.
O América fez mais que o dobro de pontos dentro de casa se comparado com os duelos fora.