Não que a nacionalidade seja um fator determinante na qualidade de um jogador, mas, no caso do América, traz boas lembranças ao torcedor. Reforço para a temporada, o atacante uruguaio Facundo Labandeira tem consigo não só o sangue sul-americano, mas também a posição goleadora que anima o Coelho. A semelhança é com um grande artilheiro que passou pelo clube e deixou sua marca: Gonzalo Mastriani.
Em tom bem-humorado, o comparativo feito pelo diretor de futebol Fred Cascardo teve a intenção de reavivar as lembranças e o desempenho de Mastriani no América. Durante a apresentação de Facundo, o dirigente desejou as boas-vindas e uma passagem de sucesso e muitos gols como a do compatriota do atacante.
Desde que Mastriani deixou o Coelho, rumo ao Athletico-PR, ainda no início de 2024, o time não conseguiu substituir o atacante à altura. A rodagem pela posição foi grande, mas nenhum jogador chegou perto da marca do uruguaio, que anotou 28 gols em 55 jogos com a camisa verde e preta.
Facundo não negou que Mastriani é uma inspiração e que ‘copiar’ o sucesso do compatriota seria um objetivo para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele também destacou o desempenho de outro estrangeiro que deixou o América recentemente, o argentino Martín Benítez.
“Me lembro pessoalmente de Gonzalo, eu enfrentei ele duas ou três vezes no Uruguai. É um jogador que admiro muito por sua qualidade, acho que quando chegou aqui no Brasil cresceu muito também, jogou na América e hoje em dia está em outro clube grande no Brasil, o Botafogo. Poder fazer o que ele fez aqui acho muito legal. Como ele teve também o Benítez, que jogou muito bem e saiu há pouco tempo”, elogiou o atacante.
Ansioso pela estreia, Facundo salientou a importância de contribuir também na marcação e garantiu que se sente bem fisicamente. Ele deve ser relacionado para a partida contra a Chapecoense, neste domingo (20/7), às 18h30, no Independência, pela 17ª rodada da Série B e pode estrear.
“A expectativa para o domingo é grande, já faz um mês que não estava jogando, mas fisicamente eu me sinto bem, obviamente que o ritmo do jogo faz falta ainda. Mas é só começar a jogar, pegar o ritmo do jogo e ajudar o time”, comentou.
No Vila Nova, onde estava antes de chegar ao Coelho, foram 19 jogos e dois gols marcados. A temporada mais artilheira no Brasil foi com a camisa do Sport, em 2023, em que fez sete gols e deu cinco assistências em 45 partidas.
Mastriani no América
Mastriani foi um dos poucos destaques do América na campanha do Campeonato Brasileiro de 2023, que terminou com o rebaixamento da equipe para a Série B. Ele terminou a última temporada com 41 jogos disputados e 21 gols marcados.
O atacante chegou ao Coelho em agosto de 2022, época em que o clube exerceu a compra de 60% dos direitos econômicos do atleta, que pertencia ao Barcelona de Guayaquil. No final de 2023, os mineiros adquiriram a compra dos outros 40%.
Gonzalo Mastriani começou a temporada de 2024 se destacando, com seis gols em apenas duas partidas antes de ser negociado com o Athletico-PR. Em 2025, se transferiu por empréstimo ao Botafogo. O ano mais goleador da carreira continua sendo a temporada 2023 com a camisa do Coelho.