ATHLETIC

Athletic ampliará estádio para a disputa da Série B

Fábio Mineiro, presidente do Athletic, afirmou que a capacidade do Estádio Joaquim Portugal será aumentada para 8 mil lugares
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Athletic ampliará o Estádio Joaquim Portugal, chamado de Arena Sicredi em razão de acordo comercial, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Em entrevista ao No Ataque e à TV Alterosa, o presidente do clube de São João del-Rei, Fábio Mineiro, afirmou que a capacidade será aumentada para 8 mil lugares. Também haverá a conclusão dos campos do centro de treinamento.

“Segunda-feira já começam as obras aqui no estádio. Vamos ampliar a capacidade para 8 mil pessoas para receber a Série B ano que vem. Vamos concluir os dois campos que já estão em execução (no novo centro de treinamento) e depois começar os outros dois e os dois prédios de performance, para o Athletic ter uma estrutura para treinar e jogar a Série B”, disse o dirigente.

Atualmente, o estádio do Athletic comporta 4.156 pessoas, conforme laudo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Para jogos da Série B, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exige que as arenas tenham pelo menos 6 mil assentos.

Enquanto a Arena Sicredi estiver fechada para reforma, o Athletic mandará suas partidas no Estádio Melão, em Varginha, cuja lotação máxima é de 15.471 espectadores.

Assista abaixo

Busca por investidores

Fábio Mineiro revelou que viajará à Inglaterra e a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em busca de potenciais investidores para a SAF do Athletic. A ideia é fortalecer a instituição dentro e fora de campo para se consolidar na Segunda Divisão Nacional.

“O Athletic sempre trabalhou com os pés no chão, a gente faz bons investimentos. Essa viagem minha, nós já estamos com conversas com vários investidores, que virão para dentro da SAF, para somar juntamente comigo, com o Pierre, com os italianos e os outros sócios menores da SAF – a construtora Felipão, a própria associação e a família Lagos de Minas. Vamos potencializar todo o recurso de investimento no estádio e no CT para o Athletic continuar crescendo”.

Expectativa em 2025

O Esquadrão será o oitavo time de Minas Gerais a participar da Série B por pontos corridos (38 rodadas). Alguns tiveram rápidas passagens pela competição, casos de Tupi (rebaixado em 18º, com 33 pontos, em 2016) e Tombense (15º em 2022, com 45 pontos, e 18º em 2023, com 37). Fábio Mineiro espera que o desfecho do Athletic seja diferente.

“Vamos nos preparar para vir muito fortes em 2025, em todos os aspectos. Fazer um bom elenco para não acontecer como algumas equipes, que sobem, não investem, não se organizam na estrutura e acabam caindo de divisão”.

A ascensão do Athletic no futebol nacional

Fundado há 115 anos, o Athletic retornou ao futebol profissional em 2018, após 49 temporadas de amadorismo. Logo na volta, foi vice-campeão do Mineiro Segunda Divisão (terceiro escalão no estado) e garantiu o acesso ao Módulo II. Em 2020, subiu para a elite de Minas Gerais.

A transformação em SAF se deu em 2021, e, na temporada seguinte, o clube conseguiu feitos históricos e inéditos: chegou à semifinal do Mineiro (caiu para o Cruzeiro) e garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.

Estar entre os quatro melhores do estadual se repetiu em 2023 – a eliminação, desta vez, foi para o Atlético. Na quarta divisão nacional, avançou até a semifinal e conseguiu a vaga na Série C desta temporada.

O ápice da ascensão foi atingido em 2024. No começo do ano, o Athletic venceu o Troféu Inconfidência, torneio secundário no cenário estadual. Ao eliminar justamente o Volta Redonda, passou de fase na Copa do Brasil pela primeira vez em sua segunda participação.

O destaque, entretanto, ficou para a campanha na Série C. Após uma primeira fase espetacular, na qual terminou como vice-líder, o Esquadrão repetiu as boas atuações no quadrangular, garantiu vaga na Série B e também na final contra o Volta Redonda

Na decisão, a história não foi feliz. Após perder por 1 a 0 no duelo de ida, no Rio de Janeiro, o Athletic recebeu o Voltaço na Arena Sicredi, em São João del-Rei, nesse sábado (19). Em campo, o resultado foi outra derrota, dessa vez por 2 a 0.

O Esquadrão de Aço encerrou a Série C com 15 vitórias, cinco empates e sete derrotas em 27 partidas.

Compartilhe