O Athletic ampliará o Estádio Joaquim Portugal, chamado de Arena Sicredi, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Até lá, o time mineiro estará de “casa nova”.
Enquanto a Arena Sicredi estiver fechada para reforma, o Athletic mandará suas partidas no Estádio Melão, em Varginha, cuja lotação máxima é de 15.471 pessoas.
Além da Série B, o Ahtletic disputará o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil em 2025.
Reforma na Arena Sicredi
A reforma na Arena Sicredi seguirá determinação da Confederação Brasileira de Futebol, já que, para jogos da Série B, há a exigência de que as arenas tenham pelo menos 6 mil lugares. Atualmente, o estádio do Athletic comporta 4.156 torcedores.
Em entrevista ao No Ataque e à TV Alterosa, o presidente do clube de São João del-Rei, Fábio Mineiro, afirmou que a capacidade será aumentada para 8 mil espectadores. Também haverá a conclusão dos campos do centro de treinamento.
“Segunda-feira já começam as obras aqui no estádio. Vamos ampliar a capacidade para 8 mil pessoas para receber a Série B ano que vem. Vamos concluir os dois campos que já estão em execução (no novo centro de treinamento) e depois começar os outros dois e os dois prédios de performance, para o Athletic ter uma estrutura para treinar e jogar a Série B”, disse o dirigente.
Ascensão do Athletic
O Athletic retornou ao futebol profissional em 2018, após 49 temporadas de amadorismo. Logo na volta, foi vice-campeão do Mineiro Segunda Divisão (terceiro escalão no estado) e garantiu o acesso ao Módulo II. Em 2020, subiu para a elite de Minas Gerais.
A transformação em SAF se deu em 2021. Na temporada seguinte, o clube chegou à semifinal do Mineiro (caiu para o Cruzeiro) e garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Estar entre os quatro melhores do estadual se repetiu em 2023 – a eliminação, desta vez, foi para o Atlético. Na Série D, o Esquadrão avançou até a semifinal e conseguiu a vaga na Série C de 2024.
O ápice da ascensão foi atingido em 2024. No começo do ano, o Athletic venceu o Troféu Inconfidência, torneio secundário no cenário estadual. Ao eliminar justamente o Volta Redonda, passou de fase na Copa do Brasil pela primeira vez em sua segunda participação. Na Série C, garantiu o surpreendente acesso à B.
Na primeira fase da Terceira Divisão, o Athletic terminou em segundo lugar, com 40 pontos em 19 rodadas (12 vitórias, quatro empates e três derrotas). No quadrangular do acesso, liderou sua chave, com 10 pontos, e avançou à final para brigar pelo título.
O time mineiro acabou derrotado pelo Volta Redonda na decisão: 1 a 0, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), e 2 a 0, na Arena Sicredi, em São João del-Rei. O Athletic encerrou a Série C com 15 vitórias, cinco empates e sete derrotas em 27 partidas.