FUTEBOL MINEIRO

Prestes a estrear na Série B, Athletic sofre punição da Fifa

Clube de São João del-Rei pretende realizar pagamento pendente e regularizar situação com a Fifa ainda nesta terça-feira (7/1)
Foto do autor
Compartilhe

Com ascensão meteórica, o Athletic vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 2025. Contudo, o clube de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, recebeu uma punição da Fifa, conhecida como transfer ban, e está proibido de registrar novos jogadores por três temporadas.

Em nota, o Athletic explicou que a punição veio “em decorrência de uma questão sistêmica no pagamento de uma negociação”. Contudo, destacou que não recebeu comunicação formal da Fifa ou da CBF sobre a situação.

De qualquer forma, o transfer ban pode ser atestado pelo ‘banco de dados de jurisprudência’ da FIFA.

O clube ainda afirmou que solicitou dados para regularizar o pagamento e, consequentemente, anular a punição. A expectativa é processar o valor ainda nesta terça-feira (7/1).

Por fim, o Athletic negou que a situação atrapalha o planejamento da temporada: “Reforçamos que o ocorrido não terá qualquer impacto no registro de novas contratações para o Campeonato Mineiro”.

Athletic na Série B 2025

Logo no primeiro ano de profissional (2017), o Esquadrão foi vice-campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (equivalente à terceira divisão do estado) e garantiu o acesso ao Módulo II. Em 2020, foi a vez de subir para a elite de Minas Gerais.

A transformação em SAF se deu em 2021, e na temporada seguinte o clube conseguiu feitos históricos e inéditos: chegou à semifinal do Mineiro (caiu para o Cruzeiro) e garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.

Estar entre os quatro melhores do Estadual se repetiu em 2023 – a eliminação, desta vez, foi para o Atlético. Na Quarta Divisão, avançou até a semifinal e conseguiu a vaga na Série C pela primeira vez.

O ápice da ascensão foi atingido em 2024. Ainda no começo do ano, o Esquadrão venceu o Troféu Inconfidência, torneio secundário no cenário estadual. Ao eliminar o Volta Redonda, passou da primeira fase da Copa do Brasil pela primeira vez, em sua segunda participação.

O destaque, entretanto, ficou para a campanha na Série C. Após uma primeira fase espetacular, na qual o Athletic terminou como vice-líder, os mineiros repetiram as boas atuações no quadrangular, garantiram vaga na Segunda Divisão e também na final do torneio. O título seria a cereja do bolo, mas o Esquadrão ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Volta Redonda

Compartilhe