CRUZEIRO

De aposta a solução: veja o aproveitamento de Autuori no Cruzeiro

Treinador foi fundamental para evitar rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Campeonato Brasileiro de 2024
Foto do autor
Compartilhe

Paulo Autuori está marcado na história do Cruzeiro de diferentes formas. Treinador do clube na conquista da Copa Libertadores de 1997, o profissional de 67 anos foi o responsável por livrar o time do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro este ano.

Com passagens em 1997, 1999/2000 e 2007, Autuori voltou à Toca da Raposa em agosto deste ano, mas para ocupar uma função diferente. Já afastado da beira das quatro linhas, ele assumiu o emprego de diretor técnico.

Contudo, o trabalho no cargo de liderança teve de ser interrompido provisoriamente em 14 de novembro, após a demissão de Zé Ricardo. Sem um comandante, o Cruzeiro resolveu apostar em uma solução caseira na reta final da Série A. Ele integrou a comissão interina juntamente com Fernando Seabra (técnico do sub-20) e Vinicius Rovaris (auxiliar fixo).

O Cruzeiro estava na 17ª posição, com 37 pontos, quando Autuori assumiu. O time celeste tinha duas partidas a menos em relação aos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento à Segunda Divisão.

Desempenho de Autuori

O primeiro desafio do vetereno foi positivo. Apesar de a Raposa não ter jogado bem, conseguiu sair de campo com a vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no Castelão, em jogo adiado da 30ª rodada. O atacante Bruno Rodrigues fez o gol salvador.

Já no segundo compromisso houve frustração. O Cruzeiro empatou por 2 a 2 com o Vasco, no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida atrasada da 33ª rodada. Os donos saíram atrás no placar, viraram o jogo, mas sofreram o empate nos minutos finais.

Mas nada como um dia após o outro. Depois do tropeço para um adversário direto, Autuori dirigiu o time ao triunfo por 1 a 0 sobre o Goiás, na Serrinha, em Goiânia, pela 35ª rodada.

A equipe ainda teve dois empates consecutivos: contra Athletico Paranaense (1 a 1), no Mineirão, e Botafogo (0 a 0), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas 36ª e 37ª rodadas.

O maior desafio veio no último compromisso. O Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o campeão Palmeiras, no Gigante da Pampulha, e terminou o torneio na 14ª colocação, com 47 pontos. Com isso, a equipe de classificou à Sul-Americana de 2024.

Autuori teve aproveitamento de 55,5% nesses jogos.

Compartilhe