Goleador do Campeonato Mineiro ao lado de Hulk, do Atlético, Jonathas, do Athletic, disparou na artilharia da Série C do Brasileiro. Ele marcou duas vezes na vitória por 5 a 0 sobre o CSA, nesse domingo (12/5), no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).
O camisa 9 fez o segundo gol da partida pela quarta rodada em cobrança de pênalti, aos 18 minutos do primeiro tempo, e o quarto em finalização no canto direito baixo, aos 40 minutos.
Com os dois gols em Alagoas, o centroavante chegou a seis na Série C em 2024. Kayke, ex-Santos e Flamengo, e Luiz Filipe, emprestado pelo Atlético, marcaram três vezes cada pelo São Bernardo, assim como Alisson Santos (Figueirense), Ítalo (Volta Redonda), David Braga (Athletic) e Juninho (Ferroviária).
No Mineiro de 2024, Jonathas anotou sete gols: cinco na primeira fase e dois no Troféu Inconfidência. Portanto, o veterano de 35 anos soma 13 tentos em 16 partidas na temporada.
Goleador na Europa
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Jonathas foi para a Europa aos 19 anos, em 2008, e teve passagens por clubes de Holanda, Itália, Espanha, Rússia e Alemanha.
O melhor momento do atacante de 1,92m ocorreu no Elche, em 2014/2015. Com 14 gols e quatro assistências em 34 jogos, ele ajudou o clube a terminar a primeira divisão do Campeonato Espanhol em um surpreendente 13º lugar, com 41 pontos.
Jonathas terminou a Liga no top-10 de artilheiros. Entre os brasileiros, ficou abaixo apenas de Neymar, que marcou 22 gols pelo Barcelona. Naquela edição, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, liderou a disputa, com 48, seguido pelo argentino Lionel Messi, do Barça, com 43.
Os esforços do ex-cruzeirense e de seus companheiros acabaram em vão porque o Elche foi rebaixado à Segunda Divisão em razão de uma dívida superior a 4 milhões de euros em impostos. Com isso, o Eibar, 18º, escapou da queda.
Na Itália, Jonathas viveu grandes momentos na Série B. Pelo Brescia, fez 16 gols em 33 jogos em 2011/12. No Latina, contabilizou 15 em 37 partidas em 2013/14.
Passagem apagada pelo Corinthians
Em julho de 2018, o Corinthians contratou Jonathas por empréstimo do Hannover 96, da Alemanha. O atacante teve passagem apagada pelo clube paulista, já que marcou apenas um gol em nove jogos.
Jonathas foi titular na partida de volta da final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, na Arena Corinthians. O time mineiro venceu por 2 a 1, gols de Robinho e Arrascaeta, e conquistou o sexto título.
Liderança do Athletic
Treinado por Roger Silva, ex-centroavante da Ponte Preta e do Botafogo, o Athletic lidera a Série C com 100% de aproveitamento. Além dos 5 a 0 diante do CSA, o Esquadrão ganhou de Caxias (4 a 0), Remo (3 a 1) e ABC (1 a 0).
Na quinta rodada da Série C, o Athletic visitará a Aparecidense. A partida será na segunda-feira, 20 de maio, às 20h, na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
Formato da Série C
Na primeira fase da Série C, 20 clubes se enfrentam em turno único, totalizando 19 rodadas. Os oito mais bem colocados se classificam para a segunda etapa, ao passo que os quatro últimos caem para a Série D.
Na segunda fase, os oito participantes vão ser divididos em duas chaves com base no desempenho nas 19 rodadas iniciais.
- Grupo B: 1º, 4º, 5º e 7º
- Grupo C: 2º, 3º, 6º e 7º
Dentro dos grupos, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Após seis rodadas, os dois primeiros de cada chave sobem à Série B, com os líderes avançando à final para brigar pelo título.