O Athletic confirmou, na noite desta segunda-feira (12/8), a saída do atacante Jonathas, artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador, revelado pelo Cruzeiro, está a caminho do América. Ele esteve em Belo Horizonte para fazer exames médicos e deve assinar contrato válido até 2025 com o Coelho.
Ainda está sendo avaliado se o vínculo será firmado até o fim da próxima edição do Campeonato Mineiro ou se vai até o encerramento da temporada do ano que vem.
A informação foi noticiada primeiro pelo jornalista Jorge Nicola e confirmada ao No Ataque por um dirigente do América. Jonathas chegará ao Lanna Drumond sem custos para o clube alviverde, uma vez que conseguiu sua liberação pelo Athletic.
“O Esquadrão de Aço agradece ao atleta pelo empenho e dedicação durante a passagem pela nossa equipe e deseja sucesso na sequência de sua carreira”, escreveu, nas redes sociais, o clube de São João del-Rei.
Jonathas, de 35 anos, é o artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro, com nove gols em 11 jogos. Sua última partida pelo Athletic foi em 27 de julho, no empate por 1 a 1 com o Tombense, fora de casa, pela 15ª rodada da primeira fase da competição.
Torcedores do Athletic divididos
A notícia dividiu os torcedores do Athletic que se manifestaram nas redes sociais do clube.
Uns reagiram com revolta pela saída do artilheiro. “Abandonou o time na reta final”, escreveu um deles. “Vai com Deus, aqui a gente não precisa de você”, escreveu outro.
Mas houve quem desejasse boa sorte a Jonathas na nova caminhada, agradecendo pelos serviços prestados em oito meses vestindo a camisa alvinegra.
“Deus o abençoe, você e toda a sua trajetória” e “Mais um artilheiro que se vai! Boa sorte, Jonathas” foram alguns dos comentários à postagem do Athletic.
Um torcedor decidiu até indicar um nome para o ataque do Esquadrão de Aço, escrevendo “Luan Madson está na área”, em referência ao ex-jogador do Atlético.
Cria do Cruzeiro
Jonathas foi revelado pelo Cruzeiro. Chegou à base celeste em 2000 e foi alçado ao time profissional na temporada de 2006, quando disputou apenas seis partidas e não chegou a marcar gols.
Em 2007, foi devolvido à base para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Cruzeiro conquistou o título, inédito em sua galeria. Depois, ele foi emprestado a Ipatinga e Villa Nova antes de ser vendido ao AZ Alkmaar, da Holanda.
Fora do Brasil atuou também por Brescia, Pescara, Torino e Latina (Itália); Elche e Real Sociedad (Espanha); Rubin Kazan (Rússia); Hannover 96 (Alemanha); Al Sharjah e Hatta Club (Emirados Árabes); e Odisha (Índia).
De volta ao país, vestiu a camisa de Corinthians, Náutico e Inter de Limeira. O atacante foi contratado pelo Athletic no início deste ano. Ele foi um dos artilheiros do Campeonato Mineiro ao lado de Hulk, do Atlético, com sete gols.