A Série C do Campeonato Brasileiro definiu, na tarde deste sábado (24/8), os clubes classificados à segunda fase e os rebaixados à Série D. E Minas Gerais foi representada por duas equipes na competição: Athletic e Tombense.
O Athletic apresentou uma consistência durante todo o torneio e terminou a primeira fase na vice-liderança, com 40 pontos. A distância para o líder Botafogo-PB foi de apenas um ponto.
Neste sábado, o Esquadrão de Aço confirmou a classificação à segunda fase ao vencer o Ypiranga-RS por 3 a 1, no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. O time alvinegro saiu atrás no placar, mas buscou a virada no segundo tempo com gols de Denilson, duas vezes, e Geovane.
Já o Tombense flertou com o rebaixamento à Série D. O Gavião-carcará terminou a primeira fase na 12º colocação, com 23 pontos – quatro a mais do que o Sampaio Corrêa, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
A equipe de Tombos sofreu com a ‘lei do ex’ neste sábado e quase foi derrotado pelo Ferroviário. O centroavante Ciel marcou três gols, mas que nada adiantou para evitar a queda da equipe, já que o Tombense buscou o empate por 3 a 3 no fim do jogo. 7
Na próxima temporada, o Tombense disputará novamente a Terceira Divisão.
Campanhas de Athletic e Tombense
Em 19 jogos, o Athletic teve 12 vitórias, quatro empates e três derrotas. O ataque foi efetivo 39 vezes, enquanto a defesa foi vazada outras 21.
Por sua vez, o Tombense conseguiu apenas cinco vitórias, oito empates e seis derrotas. Foram 22 gols feitos e 21 sofridos.
Grupos da segunda fase da Série C
Agora, os oito clubes classificados à segunda fase da Série C serão divididos em dois grupos de quatro equipes cada (veja abaixo os grupos), com turno e returno. Os melhores de cada chave se garantem na Série B de 2025.
Segundo o regulamento da competição, o Grupo B terá o primeiro, quarto, quinto e oitavo colocados, enquanto o Grupo C o segundo, terceiro, sexto e sétimo.
Dessa forma, o Grupo B será composto por Botafogo-PB, São Bernardo-SP, Volta Redonda e Remo. Já o Grupo C terá Athletic, Ferroviária, Ypiranga-RS e Londrina.