ATHLETIC

Série C: Roger Silva busca quarto título em ascensão meteórica do Athletic

Roger Silva comandou o Athletic pela primeira vez em 2022 e, neste sábado (19/10), pode vencer o quarto título no clube mineiro
Foto do autor
Compartilhe

A tarde deste sábado (19/10) pode representar mais um belo na capítulo na curta mas já vitoriosa história de Roger Silva e Athletic. Contra o Volta Redonda, na Arena Sicredi, o treinador terá a chance de conquistar o quarto título à frente do clube mineiro.

As equipes irão se enfrentar a partir das 17h30, pelo segundo jogo da final da Série C do Campeonato Brasileiro. O triunfo significaria a coração de uma campanha que já pode ser considerada de sucesso, pois o Esquadrão tem garantida a participação na Série B da próxima temporada.

Trajetória de Roger Silva no Athletic

Como jogador, o ex-centroavante Roger Silva passou por diversos clubes do futebol brasileiro, como São Paulo, Fluminense, Corinthians e Botafogo. O último de sua carreira, entretanto, foi a Inter de Limeira, equipe que ele defendeu em 2021.

Na mesma temporada, trocou a grande área pela beira do gramado e foi técnico do time paulista por seis jogos. No ano seguinte, teve a primeira experiência no Athletic. Com uma campanha histórica, levou o Esquadrão até a semifinal do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro, entretanto, foi o algoz do Esquadrão, que acabou dando adeus ao torneio. Restou a disputa do Mineiro do Interior, taça que foi para São João del-Rei após vitória sobre a Caldense nos pênaltis.

Após o Estadual, Roger deixou o Athletic para retornar a Inter de Limeira. Mas o técnico não conseguiu ficar muito tempo longe de São João del-Rei. Em janeiro de 2023 ele já comandava a equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Democrata, que garantiu o título da Recopa Mineira.

Em mais uma boa campanha no Estadual, Roger levou o Athletic novamente à semifinal – a queda, desta vez, foi para o Atlético. O desempenho garantiu ao alvinegro o bicampeonato Mineiro do Interior.

Vaga na Série B e possibilidade de título nacional

Roger ainda deixou o Athletic mais uma vez antes de voltar nesta temporada. Após o Mineiro de 2023, ele passou por Pouso Alegre, Manaus FC e Primavera. Em março, ele retornou a Minas Gerais para treinar o Esquadrão na temporada mais importante da centenária história do clube.

Ainda em março, Roger Silva comandou o Athletic na final do Troféu Inconfidência, vencida em cima do Pouso Alegre. No decorrer da temporada, conquistou um avanço inédito à segunda fase da Copa do Brasil e, principalmente, a vaga na Série B de 2025.

Agora, o técnico vai em busco do primeiro título nacional da sua carreira e do Athletic. Para isso, precisará reverter a derrota de 1 a 0 sofrida no primeiro jogo contra o Volta Redonda. A finalíssima será disputada a partir das 17h30 deste sábado (19), na Arena Sicredi.

“Quero agradecer a todo torcedor do Esquadrão, toda a força que foi nos dada, principalmente dentro de casa. Momento especial, momento de desfrute. Temos que desfrutar, no futebol é muito difícil chegar a uma final, ser campeão, brigar por título, pelos acessos. É um momento muito especial para nós, para São João del-Rei, para o Athletic. Temos certeza que vamos entregar tudo e, se Deus quiser, vamos conseguir levantar o troféu.”

Roger Silva, técnico do Athletic

Athletic na Série C

Na Série C de 2024, o Athletic tem 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas em 26 partidas. Vice-líder da primeira fase, com 40 pontos, o time alvinegro fez 10 pontos no quadrangular do acesso e encerrou acima da Ferroviária no saldo de gols (3 a 0).

Compartilhe