O Londrina conseguiu neste sábado (11/10) vaga para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2026, ao empatar com o São Bernardo por 1 a 1. Sob o comando do técnico e ex-jogador Roger Silva, o Tubarão volta à Segunda Divisão depois de dois anos.
O acesso significa uma reviravolta na trajetória do treinador nesta temporada. Afinal, Roger foi anunciado pelo Londrina em 7 de junho deste ano, apenas cinco dias depois de confirmar a saída do Athletic, onde foi multicampeão, mas fazia campanha ruim na Série B, correndo risco de queda para a Terceira Divisão nacional: a equipe estava, na época em 18º lugar, na zona de rebaixamento.
No time paranaense, ele substituiu Claudinei Oliveira – que deixara o Londrina para assumir o Paysandu na Série B. Numa jornada bem-sucedida, Roger acabou conseguindo o objetivo de subir com o Tubarão, e foi aclamado pela torcida.
Roger no comando do Londrina
Roger Silva assumiu o comando do Tubarão na 9ª rodada da Série C. Foram sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 16 jogos. A defesa foi um dos pontos de destaque – o Londrina sofreu 14 gols nesse período.
O técnico conseguiu com o Londrina o segundo acesso seguido na carreira – o primeiro foi com o Athletic em 2024. E uma história curiosa entrelaça o destino dos dois clubes.
Rebaixado à Série C em 2023, o time paranaense deixou escapar a oportunidade de subir para a B já na temporada passada ao ser derrotado, na última rodada de 2024, justamente pelo Athletic de Roger Silva. Foi o jogo que selou o acesso da equipe mineira.
Em entrevista após a partida contra o São Bernardo, o treinador revelou que seu contrato prevê renovação automática em caso de acesso e que deseja seguir no clube, mas destacou que a decisão final cabe à SAF do Londrina.
Na comissão técnica dele está o ex-atacante Eduardo Abdo, que jogou no Atlético nos anos 2000 e é genro do ex-treinador Marcelo Oliveira. Os dois trabalham juntos desde o Athletic.
A saída de Roger do Athletic
O Athletic anunciou, em 2 de junho, a saída de Roger Silva, dando fim à terceira passagem dele pelo clube – comandou a equipe também nas temporadas de 2022 e 2023.
Pelas redes sociais o clube noticiou que o técnico havia entregado o cargo. Em 2025, foram 24 jogos, sendo 10 vitórias, dois empates e 12 derrotas – oito tropeços nas últimas 10 partidas.
Roger deixou o Esquadrão na 18ª colocação na Série B, com seis pontos. Saiu após a derrota para o Cuiabá por 2 a 0, no Independência, pela 10ª rodada da competição.
Ele ajudou a levar o time à Série C, em 2023, e à Segunda Divisão nacional, em 2024. Além disso, Roger conquistou uma Recopa Mineira (2023) e foi bicampeão do Troféu Inconfidência (2024 e 2025).
Mesmo com a troca no comando, o time de São João del-Rei segue patinando e não conseguiu afastar a ameaça de queda para a Terceira Divisão. Após 32 rodadas, está em 15º lugar, com 37 pontos.
Próximo jogo do Londrina
A decisão da Série C vai reunir Londrina e Ponte Preta. Será o reencontro do ex-atacante com a equipe de Campinas, onde iniciou a carreira como jogador, em 2003.
A final será realizada em dois jogos, no modelo ida e volta. O primeiro confronto está marcado para o próximo domingo (19/10), no Estádio do Café, em horário ainda a confirmar. Já o segundo duelo, também em um domingo (26/10), está programado para o Estádio Moisés Lucarelli.
Na última vez em que as equipes se enfrentaram, a Ponte Preta venceu o Londrina por 1 a 0, gol do atacante Jonas Toró, em 30/8, em Campinas, pela 19ª rodada da Série C.