FUTEBOL NACIONAL

De volta à Série B, clube pode ‘definir’ último classificado à Série D; entenda

Volta Redonda vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2025, mas ainda disputa torneio que garante vaga na Série D
Foto do autor
Compartilhe

De volta à Série B do Campeonato Brasileiro após 26 anos, o Volta Redonda ainda pode interferir na briga pelo acesso à Quarta Divisão. O clube fluminense está na disputa da Copa Rio, torneio que definirá o dono da última vaga na Série D de 2025.

O regulamento da competição prevê que o campeão poderá escolher entre disputar a Série D ou a Copa do Brasil na próxima temporada, com o vice ficando com a vaga restante. Neste momento, o Voltaço está nas quartas de final da Copa Rio, contra o Serrano.

O primeiro jogo foi disputado na última quarta-feira (25) e terminou empatado por 1 a 1. A volta será em 9 de outubro, a partir das 14h45, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

O vencedor do duelo irá enfrentar o Maricá na semifinal – o confronto ainda não tem data definida. Do outro lado, Olaria e Zinza FC brigam por uma vaga na decisão.

A ida será nesta quarta (2/10), a partir das 14h45, no Estádio Moça Bonita. Já o segundo jogo, em 9 de outubro, será disputado no mesmo horário, mas no Estádio Mourão Filho.

E se o Volta Redonda for campeão?

Se passar de Serrano e Maricá, o Volta Redonda fará a final da Copa Rio contra Olaria ou Zinza FC. Em caso de título do aurinegro, o vice-campeão logicamente se classificará à Série D. Isso porque o Voltaço já tem divisão nacional para a próxima temporada e ainda não garantiu vaga na Copa do Brasil.

Entretanto, se o Volta Redonda perder uma eventual final, há a possibilidade de o clube campeão optar por jogar a Copa do Brasil em 2025. Assim, “sobraria” a vaga na Série D. Não há, no regulamento da competição disponível no site oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), alguma menção a essa situação.

Entretanto, o texto falo em um possível acordo prévio entre as equipes finalistas. Confira:

“A associação campeã terá direito à escolha de uma vaga na Copa do Brasil de 2025 ou na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025, ficando o clube vice-campeão com a vaga na competição preterida pelo campeão, salvo acordo prévio entre os finalistas devidamente homologado pelo DCO da FERJ.”

Artigo 37 do regulamento da Copa Rio 2024

Vagas restante na Série D de 2025

Neste momento, há duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 em aberto. Além da Copa Rio, a Copa Paulista também está em disputa. O torneio de São Paulo, entretanto, acabará antes da conclusão da competição fluminense.

A Copa Paulista está na final, com Monte Azul e Votuporanguense na briga pelo título. O primeiro jogo será disputado em 5 de outubro, e a volta no dia 13 – os horários e locais serão confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nos próximos dias.

Assim como funciona na competição do Rio de Janeiro, o campeão poderá escolher entre Copa do Brasil e Série D, com o vice sendo o dono da vaga preterida.

Volta Redonda de volta à Série B

O Volta Redonda vai disputar a Série B do Brasileiro pela primeira vez desde 1998. O time que leva o mesmo nome de sua cidade-sede conquistou a vaga nesse domingo (29), com a vitória do Remo por sobre o São Bernardo, por 1 a 0, pela quinta rodada do Grupo A da segunda fase da Série C.

No último sábado (28), o Voltaço venceu o Botafogo-PB, por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, e chegou aos nove pontos, na liderança do grupo. A vitória do Remo neste domingo garantiu matematicamente as duas equipes na Série B de 2025, pois o Leão Azul também alcançou os nove pontos restando apenas uma rodada para o fim dessa fase.

Dessa forma, São Bernardo, com cinco pontos, e Botafogo-PB, com dois, não têm mais chances de alcançar Volta Redonda e Remo.

Agora, com o acesso garantido, tanto o Volta Redonda quanto o Remo focam em alcançar a final da Série C e, quem sabe, encerrar a temporada 2024 com o título da competição.

Compartilhe