FUTEBOL INTERNACIONAL

Ex-dono do Cruzeiro, Ronaldo contrata técnico que revelou ídolo do Atlético

Técnico que promoveu estreia profissional de ídolo do Atlético vai treinar clube espanhol gerido por Ronaldo, ex-dono do Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

Ex-dono da Sociedade Anônima Futebolística (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno contratou para o Real Valladolid, clube espanhol do qual é gestor, o técnico argentino Diego Cocca, responsável por revelar um dos grandes ídolos recentes do Atlético.

Substituto do ex-Cruzeiro Paulo Pezzolano no comando da equipe que ocupa a lanterna do Campeonato Espanhol (conquistou apenas nove pontos em 16 jogos), Cocca foi o treinador que promoveu a estreia profissional do meio-campista Matías Zaracho, no Racing, em 2017.

No dia 18 de junho daquele ano, Diego chamou Zaracho – que à época tinha 19 anos – do banco de reservas aos 28 minutos do segundo tempo de partida contra o River Plate, em pleno Estádio Monumental de Núñez, pela 28ª rodada do Campeonato Argentino. O Racing vencia a partida por 3 a 0 – ao final, o jogo terminou com vitória por 3 a 2 para La Academia.

Na rodada seguinte, Zaracho faria a primeira partida como titular e marcaria o primeiro gol como profissional para garantir vitória por 1 a 0 sobre o Colón, no estádio El Cilindro. Nos quatro jogos subsequentes, o meia ainda contribuiu com mais um gol e duas assistências, virando peça-chave na escalação inicial do Racing.

Nos dois próximos anos, o argentino se consolidou como uma das maiores promessas do continente sul-americano sob o comando do técnico Eduardo Coudet, que assumiu o Racing em 2018. Juntos, Matías e “El Chacho” conquistaram o Campeonato Argentino e o Trofeo de Campeones em 2019. Eles viriam a se reunir em 2023, ano em que o treinador comandou o Atlético por sete meses.

Zaracho no Atlético

Após se destacar no Racing, Zaracho chegou ao Atlético no meio de 2020 com o status de maior contratação da história do clube. O Galo investiu R$ 31 milhões no meia, valor que seria superado em R$ 1,2 milhão no início de 2021, com a compra de Nacho Fernbández junto ao River Plate.

Zaracho foi peça-chave nas históricas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, além de ter vencido outros cinco títulos: quatro Campeonatos Mineiros (2021, 2022, 2023 e 2024) e uma Supercopa do Brasil (2024).

No total, ele marcou 23 gols e distribuiu 13 assistências em 191 partidas pelo alvinegro – é o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do Galo e o quinto que mais balançou as redes.

Compartilhe