
Por Gazeta Press
O ex-jogador brasileiro Pintinho, que atuou no Sevilla durante os anos 1980, emitiu sua opinião sobre o caso de racismo contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, em entrevista ao portal espanhol El Desmarque. Para ele, que é negro, o jogador merengue está errado em rebater as ofensas racistas e deveria focar apenas a partida.
“Ele perde o foco muito rápido, as pessoas vão provocá-lo e ele cai nas provocações. Existem pessoas competentes para tomar decisões, se há quem cante e ofenda, não é Vinícius que tem que enfrentar o público. Atleta tem que focar na profissão”.
Pintinho, brasileiro que jogou no Sevilla nos anos 1980
Pintinho também negou que a Espanha seja um país racista, apesar de também confirmar ter recebido insultos raciais durante sua passagem pelo Sevilla, entre 1981 e 1984.
“Aqui eles nos recebem maravilhosamente bem. Real Madrid e Barcelona têm muitos jogadores negros. Vini facilmente se mete em provocações, sempre há pouco apresentável, no futebol e na rua. Temos que superar essas coisas”, afirmou.
Racismo no futebol da Espanha
Pintinho relembrou um caso específico de racismo no futebol espanhol que ele sofreu e comentou como fez para lidar com o fato.
“Aconteceu comigo em Pamplona. Fiquei com raiva, claro, mas tive uma reação comigo mesmo e disse para mim mesmo: ‘tenho que superar isso’. Continuei jogando e no final do jogo dei um (gol de) pênalti para eles.”
O ex-jogador cita que torcedores entoaram cânticos preconceituosos contra ele e diz que Vini Jr deveria seguir o comportamento que teve.
“Cantaram para mim a música ‘o que é que o negro tem’, uma música que estava na moda na época. Eles cantaram para mim durante todo o jogo e no final veio o pênalti e eles tiveram que se calar. Vinicius tem que fazer o mesmo, focar no jogo dele e não olhar para os imbecis que o insultam da arquibancada”, concluiu ao criticar o atleta da Seleção Brasileira mais uma vez.
A carreira de Pintinho
Carlos Alberto Gomes, conhecido como Pintinho, é carioca e foi volante do Fluminense nos anos 1970. Ele passou pelo Vasco antes de se transferir para o Sevilla. Atualmente, vive na Espanha
Pintinho disputou seis jogos pela Seleção Brasileira principal e defendeu a Seleção olímpica em quatro partidas.