FUTEBOL INTERNACIONAL

O mineiro de BH ex-alvo do Atlético que foi bicampeão italiano pelo Napoli

Belo-horizontino campeão da Libertadores joga na Itália há 13 anos, foi alvo recente do Atlético, e é um dos 10 bicampeões italianos do Napoli

Compartilhe
google-news-logo

O título do Campeonato Italiano conquistado nesta sexta-feira (23/5) pelo Napoli teve participação importante de um mineiro natural de Belo Horizonte: o zagueiro Juan Jesus. No clube partenopei há quase quatro anos, o atleta se tornou bicampeão da competição – ele é um dos 10 remanescentes da temporada 2022/2023, quando a equipe levantou o troféu após seca de 33 anos.

Campeão da Copa Libertadores pelo Internacional em 2010, Juan, de 33 anos, nunca atuou profissionalmente por um time mineiro. Ele chegou à base do Colorado em 2009 e, no ano seguinte, estreou pelo time principal. Tido como grande promessa, deixou o clube gaúcho em 2011, quando foi vendido para a Inter de Milão e iniciou trajetória na Itália, onde vive há 13 anos.

Nos últimos anos, o zagueiro foi alvo do Atlético e de outros clubes brasileiros. No final de 2022, diversas notícias apontaram que o Galo mirava no belo-horizontino como potencial substituto de Junior Alonso, que deixaria o alvinegro ao fim do ano para voltar para o Krasnodar, da Rússia, clube que detinha os direitos econômicos dele. Assim como o paraguaio, Juan é canhoto.

Em 2021, antes de deixar a Roma e acertar com o Napoli, o defensor mineiro chegou a ser especulado no Flamengo. No fim de 2024, Jesus entrou na mira do Internacional, que desejava o retorno do atleta ao fim do contrato dele.

O vínculo de Juan com o Napoli se encerra em junho deste ano e, ao que tudo indica, não será renovado. No entanto, segundo apuração da Rádio Guaíba em novembro do ano passado, o defensor pretende seguir na Europa – ele, inclusive, casou-se com a italiana Fabiana Cervelli no final de abril.

A participação de Juan Jesus no título do Napoli

Assim como na campanha do seu primeiro título italiano pelo Napoli, em 2022/2023, Juan foi o reserva da zaga da equipe ao longo de toda a temporada. Os titulares do técnico Antonio Conte na maior parte de 2024/2025 foram o kosovar Amir Rrahmani e o italiano Alessandro Buengiorno.

Por ser canhoto, Jesus era o reserva imediato de Buongiorno. Em diversos momentos da campanha, o mineiro foi requisitado – enquanto Rrahmani, titular no lado direito da defesa, jogou os 38 jogos do Italiano, Alessandro sofreu com lesões e desfalcou a equipe em 16 partidas.

Assim, o belo-horizontino jogou 15 partidas do Campeonato Italiano de 2024/2025 – em 12 delas, foi titular. E deu conta do recado, já que o Napoli perdeu apenas um dos jogos da competição em que Juan entrou em campo. Jesus também jogou dois jogos pela Copa da Itália.

O zagueiro não participou dos jogo do título nesta sexta, pois Antonio Conte tinha sua zaga titular à disposição. Além disso, o brasileiro retornava de contusão que o tirou das cinco partidas anteriores.

Compartilhe
google-news-logo