Um assovio de um torcedor na arquibancada que gerou um pedido de impugnação de uma partida, criando, momentaneamente, um clima de indefinição na competição. Foi o que ocorreu no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2025. Pelas disputas dentro de campo, as duas equipes que garantiram o acesso para a elite do Mineiro em 2026 foram a URT (Patos de Minas) e o North (Montes Claros). Mas, o resultado só será homologado após julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), nesta terça-feira (29/07), de um pedido feito pelo Patrocinense.
Nesse domingo (27/7), o time de Patrocínio empatou em casa por 1 a 1 com o Democrata-SL, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, no encerramento da fase triangular do Módulo II. O placar favoreceu o North Clube, garantindo à equipe o acesso à elite do Mineiro 2026, juntamente com a URT.
Mesmo tendo comemorado o acesso em suas páginas oficiais, o North ainda aguarda o resultado do pedido de impugnação feito pelo Patrocinense por conta de um episódio ocorrido na derrota por 2 a 1 para o próprio North na rodada anterior.
Em 19 de julho, o jogador Renato, do North, avançou sozinho com a bola até área, driblou o goleiro e fez o primeiro gol da equipe anfitriã, no Estádio José Maria Mello (Arena Credinor), em Montes Claros. Os jogadores do Patrocinense alegaram que pararam no lance porque ouviram o “barulho de um apito” e entenderam que tinha sido marcação do árbitro do jogo, Paulo Cesar Zanovelli Silva. Porém, a arbitragem validou o gol e não fez nenhum registro de “fato externo” na súmula da partida.
Após o jogo, o Patrocinense acionou o TJD para pedir a anulação do jogo. A alegação foi de que o suposto apito externo confundiu os jogadores e que o árbitro errou por não ter interrompido a partida naquele momento.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu que só vai homologar o resultado do jogo após o julgamento do recurso da equipe de Patrocínio nesta terça-feira.
Resultados em campo
Pelos resultados de campo, o North foi o primeiro colocado do Grupo C do triangular do Módulo II, com oito pontos, seguido do Democrata-SL (seis) e do Patrocinense (um).
A FMF decidiu esperar a decisão do TJD desta terça-feira para homologar o resultado dos últimos jogos do Patrocinense (derrota por 2 a 1 para o North e empate por 1 a 1 com o Democrata-SL), com a possibilidade de anular as duas partidas se a equipe de Patrocínio tiver resultado favorável.