Ex-Corinthians, o lateral-direito Léo Príncipe viverá a primeira experiência no futebol mineiro com a camisa do Pouso Alegre. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, ele disse que voltar a jogar com frequência foi um dos motivos que o fez assinar com o rubro-negro.
No último ano, Léo vestiu a camisa do Amazonas. Apesar da campanha vitoriosa do time, que conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro, as coisas não foram tão boas para o lateral, que atuou em apenas uma partida.
“Não tive tantas chances de jogar no Amazonas. Quando surgiu a possibilidade de vir ao Pouso Alegre, eu vi a chance de jogar no Campeonato Mineiro, que é muito forte, um dos três melhores do país. Foi algo bom para mim e para o clube também”, falou.
Apesar de ter assinado com o Pousão somente até o fim do Estadual, o atleta não descarta a possibilidade de permanecer para o restante da temporada. Mas, neste momento, prefere focar no torneio e depois “ver o que vai acontecer”.
“A gente fechou um contrato para o Campeonato Mineiro, o projeto inicial é esse. Para o futuro temos que esperar o Estadual acabar, ver o que vai acontecer”, comentou.
Com 27 anos, Léo Príncipe se coloca no papel de líder dentro do elenco do Pouso Alegre. O jogador se mostrou disposto a ajudar os mais novos e fazer de tudo para que o time tenha sucesso.
“É muito importante que eu assuma esse papel. Vivi muitas coisas no futebol, passei por grandes clubes, minha experiência pode agregar muito a todos os jogadores. A gente tenta sempre ajudar os mais novos.”
“Vim com a perspectiva de ser um dos líderes. Estou trabalhando para crescermos juntos. Espero que eu posso ajudá-los e vice-versa. Com conselhos, brigas, o que seja. Vou fazer o máximo para sairmos vencedores”, admitiu.
Além de atuar como lateral-direito, o atleta também já foi utilizado como meio-campista. Essa é, inclusive, umas das posições onde ele tem sido testado pelo treinador Gustavo Brancão.
“No último jogo-treino acabei atuando no meio, é um posição que gosto de jogar, me adaptei bem. Fico à disposição do professor para atuar onde ele achar que eu vá render melhor”, disse.
Passagem pelo futebol europeu
Em fevereiro de 2022, Léo Príncipe fechou com o Krumovgrad, da Búlgaria. Em setembro daquele ano, deixou o time ser ter disputado nenhuma partida oficial e assinou com o Prmorje, da Eslovênia.
No clube esloveno, a experiência foi melhor. Lá, atuou em 25 partidas e marcou dois gols. Em julho de 2023, trocou o clube europeu pelo Amazonas.
“Foi uma experiência de vida muito boa, vi muitas coisas que não tinha visto. Aprendi muitas coisas que me agregaram. É um futebol competitivo, de muita força e intensidade, que só agrega na minha parte técnica. Futebol é mundial mas cada lugar tem suas particularidades.”
“Acho que não era um grande sonho (atuar na Europa), mas o futebol vai nos abrindo portas e a gente vai vivenciado o que dá. É uma carreira muito curta. A possibilidade de conhecer uma cultura diferente, língua diferente, me brilhou os olhos”, contou
Título da Copinha em 2015
Como o próprio revela, o auge da carreira de Léo Príncipe foi o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2015. Ele conquistou o torneio pelo Corinthians, ao lado de jogadores como Pedro Henrique, zagueiro do Athletico-PR; o volante Maycon, que segue no Timão; e Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético.
“A Copinha é indiscutivelmente o maior campeonato de base do mundo, você tem mais de 100 times disputando. Para os jovens jogadores é uma porta que não se tem em outro lugar. É o momento de se mostrar ao futebol brasileiro. Eu tive o prazer de disputar e ter sido campeão. Com certeza foi o auge da minha carreira. O grupo de jogadores era muito bom, vários estão se destacando no país.”
Léo Príncipe, jogador do Pouso Alegre
O reencontro com Arana é um dos objetivos do jogador do Pouso Alegre. Isso porque um eventual confronto entre Pousão e Galo só aconteceria no mata-mata, já que ambos estão no Grupo B, e o regulamento não permite confronto entre clubes da mesma chave na primeira fase.
“Espero reencontrá-lo na semifinal. A gente mantém contato de rede social. Sempre que possível trocamos uma ideia. Mas seria muito legal encontrá-lo no mata-mata.”
“Temos de pensar grande. Independente do lugar que a gente tá, temos que focar no topo. Seria muito gratificante para mim, para minha carreira, chegar à semifinal com a camisa do Pouso Alegre. Essa é a nossa meta”, finalizou.
Carreira de Léo Príncipe
Carioca, Léo Príncipe passou pelas categorias de base de Vasco e Flamengo antes de chegar ao Corinthians, em 2014. Destaque nos juniores, ele foi promovido ao profissional em 2016, permanecendo até 2018. Nesse período, disputou 24 jogos, marcou dois gols e conquistou dois títulos: Campeonato Brasileiro (2017) e Campeonato Paulista (2017).
Além das equipes já citadas, atuou por Guarani, Paraná, CRB e São José-RS.
Pouso Alegre no Campeonato Mineiro
Fora Atlético e Pouso Alegre, o Grupo B do Estadual também conta com Uberlândia e Vila Nova. Na primeira fase, essas equipes enfrentarão: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito, Tombense, América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense.
A estreia do Pousão será na próxima quinta-feira (25/1), contra o Coelho, no Independência, a partir das 19h.