CAMPEONATO MINEIRO

Ex-Cruzeiro é o novo artilheiro do Campeonato Mineiro

Atacante do Athletic conquistou o Troféu Inconfidência e ainda ultrapassou Igor Bahia e Mastriani na briga pela artilharia do Estadual
Foto do autor
Compartilhe

O Campeonato Mineiro tem um novo artilheiro e ele é um ex-jogador do Cruzeiro. O atacante Jonathas, de 35 anos, do Athletic, é agora o atleta com mais gols na competição depois de marcar mais um tento na noite dessa quinta-feira (28/3), diante do Pouso Alegre, no segundo jogo da final do Troféu Inconfidência. Ao todo, ele balançou as redes sete vezes.

Na fase de grupos, Jonathas marcou quatro gols pelo Athletic (contra Cruzeiro, Villa Nova, Pouso Alegre e duas vezes diante do Itabirito).

Como o Athletic não teve umas das quatro melhores campanhas da primeira fase, o time ficou fora das semifinais do Mineiro. Entretanto, a equipe disputou o Troféu Inconfidência.

Depois de passar pelo Uberlândia, o Athletic chegou à final do troféu e, assim, Jonathas voltou a brilhar. Ele marcou gols nas duas partidas contra o Pouso Alegre. Na vitória por 3 a 1, fora de casa, no último sábado (23/3), e no triunfo por 3 a 0, em São João del-Rei, nessa quinta-feira (28/3).

Sendo assim, Jonathas chegou aos sete gols ultrapassando Igor Bahia, do Tombense, com seis, e Mastriani, ex-América, com o mesmo número.

Quem pode ultrapassar Jonathas?

Como o Tombense, de Igor Bahia, foi eliminado nas semifinais para o Cruzeiro, e Mastriani, ex-América, foi jogar no Athletico-PR depois de um início avassalador no Mineiro com seis gols em apenas dois jogos, quais jogadores ainda podem ultrapassar Jonathas na artilharia?

Os jogadores com essa possibilidade são Hulk, do Atlético, Luis Felipe, do Ipatinga, Dinenno, do Cruzeiro, e Bruninho, do Democrata-GV.

Hulk e Luis Felipe têm cinco gols. O ídolo do Galo terá dois jogos pela frente para tentar marcar, pois enfrentará o Cruzeiro nas finais do Estadual. Já o jogador do Ipatinga vai disputar apenas mais uma partida. Ele vai encarar o Democrata-GV, na segunda-feira (1/4), na luta contra o rebaixamento.

Dinenno e Bruninho têm quatro gols. Assim como Hulk, o atacante celeste ainda tem duas partidas a disputar. E o meio-campista do Democrata apenas o jogo decisivo diante do Ipatinga.

Jonathas no Cruzeiro

Jonathas é cria do Cruzeiro. O atacante chegou à base celeste em 2000 e foi alçado ao time profissional na temporada de 2006, quando disputou apenas seis partidas, no entanto, sem marcar nenhum gol.

Em 2007, o jogador disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e conquistou o título inédito para o Cruzeiro como titular. Ele foi emprestado, em seguida, ao Ipatinga. Na temporada seguinte, novo empréstimo, dessa vez, ao Villa Nova. Ainda em 2008, Jonathas voltou ao time celeste, disputou mais duas partidas, e foi vendido ao AZ Alkmaar, da Holanda.

O atacante vestiu a camisa de diversos clubes fora do país, entre eles: Brescia, Pescara, Torino e Latina (Itália); Elche e Real Sociedad (Espanha); Rubin Kazan (Rússia); Hannover 96 (Alemanha); Al Sharjah e Hatta Club (Emirados Árabes); e Odisha (Índia).

No Brasil, Jonathas também vestiu a camisa de Corinthians, Náutico e Inter de Limeira. O jogador chegou ao Athletic nesta temporada.

Compartilhe