O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2025 já definiu todos os participantes. Dos 12 clubes, cinco pertencem à Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os representantes da Grande BH são Atlético, Cruzeiro, América, Villa Nova e Betim. O Itabirito, por sua vez, tem sua sede no Colar Metropolitano, formado por cidades no entorno da RMBH.
Os clubes de municípios mais afastados da capital são Athletic (São João del-Rei), Aymorés (Ubá), Democrata (Governador Valadares), Pouso Alegre, Tombense (Tombos) e Uberlândia.
Promovidos do Módulo II
Com as melhores campanhas no triangular, Betim e Aymorés chegaram à final do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2024 e subiram de divisão no estadual.
A primeira partida da final do Módulo II foi no sábado (27/7). Mandante, o Aymorés superou o rival por 1 a 0 no Estádio Afonso de Carvalho, em Ubá.
O segundo jogo será nesta quarta-feira (31/7), às 19h, na Arena Vera Cruz, em Betim. Enquanto o Aymorés tem a vantagem do empate, a equipe da Região Metropolitana de BH precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título.
Rebaixados em 2024
No Módulo I do Campeonato Mineiro de 2024, Ipatinga e Patrocinense foram rebaixados.
Com sete pontos, o Ipatinga foi o último colocado do grupo A, que também tinha Cruzeiro, Tombense e Itabirito.
Já o Patrocinense somou oito pontos e ficou em terceiro no grupo C, que contava com América, Athletic e Democrata.
Ipatinga, Patrocinense e Democrata participaram da repescagem. O time de Governador Valadares superou os adversários e garantiu a vaga para continuar na elite do Campeonato Mineiro. Consequentemente, os dois outros clubes caíram de divisão.
Equipes do Campeonato Mineiro de 2025
- América
- Athletic
- Atlético
- Aymorés
- Betim
- Cruzeiro
- Democrata-GV
- Itabirito
- Pouso Alegre
- Tombense
- Uberlândia
- Villa Nova