Chefe de Esportes (CSO) do Atlético, Paulo Bracks informou que tanto o Galo quanto o Cruzeiro tiveram a vontade contrariada em votação promovida pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nesta quarta-feira (5/11). Os desejos eram relacionados ao Campeonato Mineiro de 2026.
“Atlético e Cruzeiro se juntaram em dois pedidos nos quais a decisão foi para outro lado. Tanto Atlético quanto Cruzeiro queriam 10 datas e ficou estabelecido que serão 11. Atlético e Cruzeiro queriam dois jogos de final e ficou estabelecido que será única”, declarou Bracks.
As novidades em relação ao próximo Estadual foram publicizadas no Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2026, que ocorreu nesta quarta-feira (5/11), no Mineirão. A principal delas diz respeito ao jogo decisivo, que será disputado no Gigante da Pampulha, independentemente de quais times disputem a taça.
A última final única do Mineiro ocorreu em 2022, também no Mineirão. Na ocasião, o Atlético venceu o Cruzeiro por 3 a 1.
A próxima edição do torneio começará em 10 de janeiro, um sábado, e tem previsão de terminar em 8 de março. Com isso, está previsto que sejam disputados jogos em 14 de fevereiro, sábado de carnaval – algo incomum em temporadas anteriores.
“Seguimos a sugestão de calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a Federação (Mineira de Futebol) terá um problema para resolver que é o sábado de carnaval. Ponderamos a dificuldade de se ter jogo no carnaval. Queríamos a redução de datas exatamente por conta (disso). Pretendíamos dois jogos de final, que foi, por democracia, votado e indeferido.”
Paulo Bracks, CSO do Atlético
Advogado do Cruzeiro reforçou
O desejo de Atlético e Cruzeiro foi reforçado por João Pedro Castro, advogado do Cruzeiro. Dono do clube, Pedro Lourenço esteve presente no evento, mas foi embora sem dar entrevistas.
“Inicialmente, o Cruzeiro achou que seria ideal o cenário de 10 partidas com final dupla (ida e volta). Foi submetido à votação e, de forma democrática, a maioria votou com 11 datas e final única.”
João Pedro Castro, advogado do Cruzeiro
Formato de disputa do Mineiro 2026
Os 12 clubes foram divididos em três grupos de quatro. As equipes não se enfrentam dentro da mesma chave. Ou seja, vão jogar apenas com os oito participantes dos outros grupos, em turno único.
Classificam-se à semifinal os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado geral. As duas equipes de pior campanha geral serão rebaixadas ao Módulo II.
Assim como no Estadual de 2025, o melhor time da fase classificatória terá a vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa.
Se houver empate no placar agregado dos jogos de ida e volta, a definição da vaga sairá nos pênaltis.
A grande novidade está na decisão do título: em 2026, o campeão mineiro será conhecido em jogo único, no Mineirão, com torcida dividida.
Os grupos do Mineiro 2026
Grupo A
- Atlético
- Uberlândia
- Democrata
- URT
Grupo B
- América
- Tombense
- Betim
- Pouso Alegre
Grupo C
- North
- Cruzeiro
- Athletic
- Itabirito