O técnico Cauan de Almeida não poderia estar mais seguro com o trabalho feito até então no América. Na noite desta quinta-feira (15/2), a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, consolidou o time na liderança geral do Campeonato Mineiro. O comandante avaliou a atuação e rasgou elogios a Rodrigo Varanda, um dos nomes da partida.
Em entrevista coletiva após o jogo, Cauan de Almeida evitou falar sobre a provocação entre Rodrigo Varanda, autor do segundo gol do Coelho, e Fernando, do Cruzeiro. O treinador elogiou o atacante e disse que o viu emocionado no vestiário, já depois da partida.
“Eu vi o Varanda muito feliz. É muito gratificante vê-lo assim, porque ele trabalha muito. É um atleta de muito potencial no América, a gente acredita muito no trabalho dele, e quando ele é recompensado com esse gol tão importante, é mérito do trabalho dele. Ele teve muita paciência para entender o momento. Quando cheguei no vestiário, ele estava muito emocionado e isso me marcou muito”
Cauan de Almeida, técnico do América
Intensidade
Depois de um primeiro tempo equilibrado e sem chances claras, o América mudou o comportamento na segunda etapa. Mais efetivo e pressionando mais, conseguiu dominar o Cruzeiro, que foi pouco criativo. Cauan ressaltou a atuação dos jogadores.
“A nossa equipe tem esse padrão de comportamento. A gente ia ter um valor de recuperar a essência do América. É uma equipe intensa, que pressiona. Hoje tiveram essa consistência. O mérito do trabalho dos jogadores, que se comprometem com a ideia”, falou.
O treinador também disse que essa é a ideia que ele procura implantar – e que tem dado resultado. Com 13 pontos, o Coelho encaminhou a classificação à semifinal do Mineiro e é o líder isolado do Estadual.
“É o que eu penso sobe futebol. Acho que a partida o momento que a torcida se identifica, estamos mais próximos de criar uma sintonia. É isso que a gente busca. É uma equipe intensa, corajosa pra jogar. é o que a gente tem para demonstrar”, disse.
Recuperação defensiva
O América terminou a temporada 2023 em baixa. Rebaixado e com 81 gols sofridos, a equipe tinha o objetivo de virar a página para este ano. Sob o comando de novo técnico, o Coelho tem um time mais compacto e bem encaixado. Até então, sofreu apenas um gol no Mineiro.
O técnico Cauan de Almeida comentou sobre o trabalho que tem sido feito para mudar o comportamento dos atletas. O América continua com os mesmos zagueiros e laterais da última temporada – Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon.
“É uma coisa que foi discutida internamente. As vezes com essa quantidade de gols sofridos, fica muito a carga dos zagueiros, goleiros e laterais. Mas a gente tem que entender que o futebol é um sistema. Os meias estão sendo elogiados, os atantes, e não só da parte ofensiva, mas também defensiva. Eles pressionam, eles incomodam. Isso é um ponto principal da nossa equipe. A gente se ajuda. é uma equipe comprometida com os nossos valores”, finalizou.