O árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento relatou na súmula várias ocorrências no fim do jogo entre América e Atlético. As equipes se enfrentaram neste domingo (17/3), no Independência, em Belo Horizonte, pelo duelo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. O Coelho venceu por 2 a 1, porém o Galo comemorou a classificação por ter ganhado o primeiro confronto por 2 a 0, na Arena MRV (3 a 2 no placar agregado).
A confusão envolveu jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica do América, que demonstraram profunda irritação pelo encerramento do jogo com a equipe no ataque. André Luiz Skettino explicou as decisões tomadas em relação aos atletas Benítez, Moisés e Renato Marques e ao médico Alexander Felipe De Vete Lima, além de mencionar o preparador físico Luís Otávio Kalil e o presidente da SAF, Marcus Salum. Veja o que foi dito:
- Moisés (cartão vermelho direto): “EXPULSEI ESTE ATLETA DIRETAMENTE DO CAMPO DE JOGO POR, TÃO LOGO TER APITADO O FIM DA PARTIDA, TER IDO À MINHA DIREÇÃO, ME CONFRONTADO FISICAMENTE, APONTANDO O DEDO EM RISTE E PROFERINDO OS SEGUINTES DIZERES, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO: ‘VOCÊS SÃO SAFADOS’. RESSALTO QUE SOMENTE APRESENTEI O CARTÃO VERMELHO PARA ESTE ATLETA, APÓS OS ÂNIMOS TEREM SIDO ACALMADOS, VISTO QUE NAQUELE MOMENTO ALGUNS ATLETAS E O MÉDICO DA REFERIDA EQUIPE FORAM À MINHA DIREÇÃO E ME CONFRONTARAM FISICAMENTE, BEM COMO PROFERIRAM DIVERSOS DIZERES NÃO IDENTIFICADOS, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO”
- Benítez (cartão vermelho direto): “EXPULSEI ESTE ATLETA DIRETAMENTE DO CAMPO, AO TÉRMINO DA PARTIDA, POR, TÃO LOGO TER APITADO O FIM DE JOGO, TER CHUTADO A BOLA EM MINHA DIREÇÃO TENTANDO ME ATINGIR, NÃO OBTENDO ÊXITO NA AÇÃO EM RAZÃO DE EU TER DESVIADO DA BOLA. RESSALTO QUE O ATLETA NÃO FOI EXPULSO IMEDIATAMENTE, PELO FATO DE ALGUNS ATLETAS E O MÉDICO DA REFERIDA EQUIPE TEREM IDO A MINHA DIREÇÃO E ME CONFRONTADO FISICAMENTE, BEM COMO TEREM PROFERIDOS DIVERSOS DIZERES NÃO IDENTIFICADOS, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO. APÓS A APRESENTAÇÃO DO CARTÃO VERMELHO PARA O MENCIONADO ATLETA, ESTE AINDA VEIO EM MINHA DIREÇÃO TENTANDO ME CONFRONTAR FISICAMENTE, DIZENDO ALGUNS DIZERES NÃO IDENTIFICADOS, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO, TENDO QUE SER CONTIDO POR POLICIAMENTO, SEGURANÇA PRIVADA DA EQUIPE MANDANTE ALGUNS COMPANHEIROS DE EQUIPE E COMISSÃO TÉCNICA”.
- Renato Marques (cartão vermelho direto): “EXPULSEI ESTE ATLETA DIRETAMENTE DO CAMPO DE JOGO POR, TÃO LOGO TER APITADO O FIM DA PARTIDA, TER IDO A MINHA DIREÇÃO, COLOCADO AS MÃOS EM MEU PEITO E LOGO EM SEGUIDA TER ME EMPURRADO, PROFERINDO AINDA OS SEGUINTES DIZERES, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO: ‘QUE QUE VOCÊ TÁ FAZENDO, VOCÊ É UM SAFADO, COVARDE’. RESSALTO QUE A APRESENTAÇÃO DO CARTÃO VERMELHO PARA ESTE ATLETA FICOU IMPOSSSIBILITADA EM RAZÃO DE ALGUNS ATLETAS E O MÉDICO DA REFERIDA EQUIPE TEREM IDO À MINHA DIREÇÃO E ME CONFRONTADO FISICAMENTE, BEM COMO TEREM PROFERIDO DIVERSOS DIZERES NÃO IDENTIFICADOS, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO. RESSALTO QUE, NO MOMENTO QUE APRESENTARIA O CARTÃO VERMELHO PARA ESTE ATLETA, ELE NÃO SE ENCONTRAVA MAIS NO CAMPO DE JOGO. SENDO ASSIM, INFORMEI AO CAPITÃO DA EQUIPE DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, SR. ADILSON DOS ANJOS OLIVEIRA, A EXPULSÃO DO REFERIDO ATLETA”.
- Alexander Lima (médico): “EXPULSEI ESTE MEMBRO DA COMISSÃO TÉCNICA DIRETAMENTE DO JOGO POR, TÃO LOGO TER APITADO O FIM DE JOGO, TER ADENTRADO AO CAMPO, IDO EM MINHA DIREÇÃO E PROFERIDO OS SEGUINTES DIZERES EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO: “VOCÊS SÃO SAFADOS, CAMBADA DE FILHOS DA PUTA”. RESSALTO QUE A APRESENTAÇÃO DO CARTÃO VERMELHO PARA ESTE MEMBRO DA COMISSÃO TÉCNICA FICOU IMPOSSSIBILITADA, EM RAZÃO DE ALGUNS ATLETAS TEREM IDO À MINHA DIREÇÃO E ME CONFRONTADO FISICAMENTE, BEM COMO TEREM PROFERIDOS DIVERSOS DIZERES NÃO IDENTIFICADOS, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO. RESSALTO QUE, NO MOMENTO QUE APRESENTARIA O CARTÃO VERMELHO PARA ESTE MÉDICO, ELE NÃO SE ENCONTRAVA MAIS NO CAMPO DE JOGO, SENDO ASSIM, INFORMEI AO CAPITÃO DA EQUIPE DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, SR. ADILSON DOS ANJOS OLIVEIRA, A EXPULSÃO DO REFERIDO MÉDICO”.
- Luis Otávio Kalil (preparador físico): “INFORMO QUE AO TÉRMINO DA PARTIDA, O MEMBRO DA EQUIPE E PREPARADOR FÍSICO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, QUE NÃO ESTAVA RELACIONADO PARA A PARTIDA, SR. LUIS OTÁVIO KALIL, ENTROU NO CAMPO DE JOGO, FOI EM DIREÇÃO À EQUIPE DE ARBITRAGEM, APONTOU O DEDO EM RISTE E PROFERIU OS SEGUINTES DIZERES A CADA MEMBRO DA EQUIPE EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO: ‘VAI TOMAR NO CU, VAI TOMAR NO CU, VAI TOMAR NO CU, VAI TOMAR NO CU'”.
- Marcus Salum (presidente da SAF): “O PRESIDENTE DA SAF DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, SR. MARCUS SALUM, ENTROU NO CAMPO DE JOGO, FOI EM DIREÇÃO À EQUIPE DE ARBITRAGEM, E PROFERIU OS SEGUINTES DIZERES EM MINHA DIREÇÃO, EM TOM OFENSIVO E GROSSEIRO: ³SEU MEDROSO, SEU MEDROSO, TÁ COM MEDO DE QUÊ?”
Temporada do América
O América encerra o estadual com uma campanha de seis vitórias, três empates e uma derrota. Foram 20 gols marcados e cinco sofridos. No duelo deste domingo, o alviverde fez 1 a 0 com Brenner, aos cinco minutos, e criou chances para anotar o segundo, quando Matheus Henrique acertou a trave de fora da área.
O Atlético igualou com Paulinho, aos 2 minutos da etapa final, mas o Coelho não se entregou e marcou 2 a 1 em belo chute de Vitor Jacaré, aos 22. O 3 a 1 que asseguraria a ida à finalíssima foi impedido pelo goleiro atleticano Everson, responsável por grandes defesas.
Fora do Mineiro e da Copa do Brasil – eliminado pelo Maringá na primeira fase -, o América terá pela frente a Série B do Brasileiro, em que tentará terminar no G4 para retornar à elite nacional. O time estreia contra o Botafogo-SP, em 19, 20 ou 21 de abril, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Clique aqui e veja o calendário do Coelho na Segunda Divisão.