AMÉRICA

América aposta em elenco jovem e sonha com título do Mineiro

Com orçamento curto, América tem objetivos grandiosos para 2025 - sonha com acesso e com título do Mineiro depois de nove anos
Foto do autor
Compartilhe

O América terá um ano desafiador. Em função de limitação financeira e com elenco reformulado, o Coelho sonha com o título, mas reconhece a dificuldade que encontrará frente aos demais adversários do campeonato. O No Ataque conversou o presidente da SAF americana, Alencar da Silveira Júnior, que falou das expectativas e das barreiras para a temporada 2025.

Em 2024, o Coelho caiu ainda na semifinal do Mineiro. Na ocasião, perdeu para o Atlético por 2 a 0 no duelo de ida. No jogo de volta, venceu por 2 a 1, mas o placar não foi suficiente para garantir a classificação. Este ano, o alviverde quer chegar mais longe e mira a grande final.

O América está no Grupo B, ao lado de Athletic, Itabirito e Democrata-GV. Na primeira fase do Estadual, os times enfrentam somente clubes das outras chaves. Avançam às semifinais os líderes e o melhor segundo colocado geral.

Os principais destaques da equipe do Coelho são Fabinho, atacante que foi artilheiro na temporada passada, com nove gols e quatro assistências, e o meio-campista Benítez, destaque pela qualidade individual como articulador e velocista que pisa na área e pensa as principais jogadas. O último, contudo, ficou fora por seis meses por causa de lesão no Tendão de Aquiles, mas já está recuperado.

Contratações pontuais

Com o orçamento curto para a temporada, o América apostou nos jogadores da base e em contratações pontuais para compor o elenco em 2025. O clube promoveu alguns atletas ao profissional que estarão à disposição do técnico William Batista e que devem, inclusive, brigar pela titularidade da equipe.

Os reforços foram apenas cinco – a diretoria não descarta ir ao mercado caso seja necessário, mas por enquanto se vê com bons nomes para compor o elenco que mira os grandes feitos para o ano de 2025.

Nesta janela, chegaram o goleiro Matheus Mendes, os volantes Cauan Barros e Miqueias e os atacantes Figueiredo e David Lopes. Além das contratações estratégicas, o Coelho investiu em atletas jovens – o mais velho desses é Matheus Mendes, que tem 25 anos.

A equipe ainda conta com alguns veteranos que vão se tornar referência para o grupo. O volante Alê, o lateral-esquerdo Marlon e o zagueiro Ricardo Silva são alguns dos nomes que podem ser as lideranças do elenco – os três, além disso, somam também bom tempo de carreira no clube.

Investimento no América

O América não esconde que o clube não está na melhor situação financeira – por isso o investimento reduzido no elenco. O objetivo de estar na Série A, inclusive, é motivado por conseguir mais recursos – seja de patrocínio ou de cotas de TV.

Para este ano, por exemplo, o Coelho pode ter apenas a premiação da Copa do Brasil como faturamento direto do futebol – além das cotas de TV, mas que são mais baixas na Série B. Não é um segredo que o clube está em busca de um investidor para a SAF – a meta é que até o fim deste ano a instituição consiga aprovar um nome ou empresa para adquirir as ações.

Dessa forma, o principal dinheiro do América vem de patrocínios e da venda de atletas. Atualmente, o alviverde conta com parceria com a construtora Direcional, Supermercados BH e uma nova patrocinadora master que ainda será anunciada.

O presidente da SAF, Alencar da Silveira Júnior falou da limitação financeira, mas garantiu uma boa gestão.

“Vamos ter um ano sem extravagância, buscando nas origens, fazer muito com o pouco que temos. Fazer o futebol dentro desse orçamento, continuar pagando em dia, sem surpresas, administração dentro da possibilidade, sem fazer dívidas”, contou.

Metas do América para o Mineiro e a Série B de 2025

O América não esconde os objetivos grandiosos para a temporada 2025. O time deseja retornar à Série A do Campeonato Brasileiro – é a maior meta do ano, visando principalmente alcançar novos patamares e melhorar a situação financeira do clube. Além disso, a conquista do Campeonato Mineiro é outro propósito.

Contudo, a concorrência é forte – tanto na Série B quanto no Mineiro. Alencar reconheceu a dificuldade, mas destacou o trabalho da equipe para chegar ao objetivo final.

“Expectativa é a melhor. Relembrar 2016, quando fomos campeões mineiro. América espera fazer um belo Campeonato Mineiro. com uma condição nova, onde existe cobrança, tenho um time focado que vai sair melhor do que chegou. Temos a oportunidade de dedicar, para a gente mostrar que podemos surpreender. Estamos vendo os outros times, mas estamos nos preparando com o pé no chão, para conseguir uma bom classificação e o título”, falou.

Além disso, o Coelho precisa quebrar longo tabu se quiser conquistar o troféu. A última taça do Estadual foi em 2016. Na ocasião, o alviverde fez campanha memorável e bateu o Atlético na grande final.

América Futebol Clube

  • Data de fundação: 30 de abril de 1912
  • Estádio: Independência
  • Meta no campeonato: Título
  • Técnico: William Batista
  • Reforços: Matheus Mendes (goleiro), Miqueias (volante), Cauan Barros (volante), David Lopes (atacante) e Figueiredo (atacante)
  • Destaque: Fabinho
  • Time titular: Matheus Mendes; Matheus Henrique, Ricardo Silva, Júlio, Paulinho; Alê, Elizari, Benítez; Fabinho, Figueiredo e Renato Marques
  • Posição no último Estadual: eliminado na semifinal

Grupo de jogadores

  • Goleiros: Cássio, Dalberson, Jori e Matheus Mendes
  • Laterais: Mateus Henrique, Marlon, Paulinho e Samuel Alves
  • Zagueiros: Júlio, Lucão, Pedro Barcelos, Rafa Barcelos e Ricardo Silva
  • Meio-campistas: Alê, Cauan Barros, Felipe Amaral, Fernando Elizari, Kauã Diniz, Martin Benítez, Thauan Willians, Yago Santos, Miqueias
  • Atacantes: Adyson, David Lopes, Fabinho, Figueiredo, Jonathas, Renato Marques
Compartilhe