CAMPEONATO MINEIRO

Athletic leva virada do Uberlândia e se complica no Mineiro

Athletic saiu na frente no placar, mas levou virada do Uberlândia no fim do segundo tempo e estacionou nos 10 pontos
Foto do autor
Compartilhe

O Uberlândia dificultou a vida do Athletic* na briga por vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro ao vencer o adversário de virada por 2 a 1. As equipes se enfrentaram neste sábado (24/2), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela sétima rodada.

O Esquadrão de Aço inaugurou o marcador aos 4 minutos do segundo tempo. David Braga aproveitou rebote em jogada de escanteio e rolou para trás. Danilo chutou firme, mas Rafael Pin fez espalmou. A bola sobrou para Daniel Amorim, que não desperdiçou: 1 a 0.

O Periquito não desanimou com o gol sofrido e buscou a reação. Aos 22’, Vinícius Balotelli arriscou de longe e contou com um desvio para deixar tudo igual. A bola bateu nas costas de David Braga e enganou o goleiro Jefferson: 1 a 1.

A virada do Uberlândia veio aos 34’ da etapa final. Gabriel Carioca aproveitou sobra de cabeceio dentro da área e marcou o gol que deu a vitória aos mandantes: 2 a 1.

Classificação do Mineiro

Com o triunfo, o Uberlândia venceu a segunda partida seguida, chegou aos oito pontos e saltou para a vice-liderança do Grupo B. Contudo, a chance de classificação à semifinal é irrisória, já que o líder Atlético tem 11 pontos, uma vitória a mais (três contra duas) e melhor saldo de gols (5 contra -2).

O Athletic também tem chances mínimas de se classificar às semifinais. O time de São João del-Rei continua em segundo no Grupo C, com 10 pontos, e torce por derrota do Cruzeiro, vice-líder do A (13 pontos), no desfecho da sétima rodada.

Pouso Alegre e Cruzeiro medem forças neste domingo (25/2), às 11h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Somente o revés da Raposa manteria as chances de o Athletic avançar como segundo melhor colocado geral.

O Tombense lidera o Grupo A, com 15, e o Atlético está na ponta do B, com 11. Já o América é o primeiro colocado da chave C, com 15.

Classificação do Campeonato Mineiro

Grupo A

  1. Tombense – 15 pontos (4 vitórias, 3 empates, 0 derrota)
  2. Cruzeiro – 13 pontos (4 vitórias, 1 empate, 1 derrota)
  3. Itabirito – 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas)
  4. Ipatinga – 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 4 derrotas)

Grupo B

  1. Atlético – 11 pontos (3 vitórias, 2 empates, 2 derrotas)
  2. Uberlândia – 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas)
  3. Villa Nova – 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas)
  4. Pouso Alegre – 6 pontos (2 vitórias, 0 empate, 4 derrotas)

Grupo C

  1. América – 15 pontos (4 vitórias, 3 empates, 0 derrota)
  2. Athletic – 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas)
  3. Patrocinense – 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas)
  4. Democrata-GV – 4 pontos (1 vitória, 1 empate, 5 derrotas)

Resultados da 7ª rodada

Sábado (24/2)

Domingo (25/2)

  • Pouso Alegre x Cruzeiro – 11h
  • Itabirito x Patrocinense – 16h

Formato do Mineiro 2024

O Campeonato Mineiro 2024 conta com 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas adversários de outras chaves, totalizando oito rodadas.

Os líderes dos grupos A, B e C e o segundo melhor colocado geral avançam às semifinais, que serão disputadas em ida e volta. O mesmo ocorrerá na decisão.

Os participantes que terminarem a etapa classificatória do quinto ao oitavo lugar vão para o Troféu Inconfidência. O torneio definirá os representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2025.

Com relação ao rebaixamento, a Federação Mineira de Futebol considerará as três piores campanhas gerais, independentemente da posição na chave. Esses times farão um triangular de quatro rodadas, do qual apenas o ganhador permanecerá na elite.

*Errata: diferentemene do que havia sido publicado mais cedo, o Athletic ainda tem chances de classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. O texto foi alterado às 22h37. Pedimos desculpas aos nossos leitores.

Compartilhe