O Athletic vive uma ascensão meteórica no futebol estadual e nacional. O clube de São João Del Rei conseguiu a promoção para Série B do Campeonato Brasileiro em 2024 e passa por um momento de aprimoramento em 2025.
Em 2020, a equipe retornou ao Módulo I do Campeonato Mineiro após 50 anos. Pouco depois, o time conseguiu o bicampeonato do Mineiro do Interior (2022 e 2023) e duas classificações consecutivas para a semifinal da competição estadual (2022 e 2023).
No último ano, o Esquadrão ficou na quinta posição na classificatória, não conseguiu avançar no torneio, e terminou o ano sem taças. Porém, com a promoção inédita para Segunda Divisão Nacional, a temporada 2024 foi histórica para o Athletic.
Em 2025, o clube busca retomar a evolução no Campeonato Mineiro. Fábio Mineiro, presidente do Esquadrão, destacou o bom desempenho da equipe nas últimas temporadas e mostrou otimismo em relação a participação do time nesta edição da competição.
“O Athletic vai para o quinto ano na Primeira Divisão, é muito orgulho para nós. Em 2018, ainda estava na Terceira Divisão, e ir para a quinta temporada na Primeira nos orgulha muito. Estamos preparados. Pé no chão e humildade sempre. Sempre foi nosso slogan. Nunca passar por cima de ninguém. Tenho certeza que este clube vai fazer bonito, como sempre fez nos anos anteriores”, afirmou ao No Ataque / Estado de Minas.
Além disso, Fábio comentou os objetivos do Athletic no estadual e deixou claro que o clube sonha com um possível título inédito do torneio.
“A gente quer o título. Batemos na trave algumas vezes. Chegamos em duas semifinais e em uma dessas vezes fomos prejudicados. Um jogo que a gente poderia ter ido para final. Mas enfim, acho que a gente chega mais forte, preparado e carimbado. Sabemos o nível da competição, que é muito difícil. São jogos em pouco espaço de tempo. Mas a expectativa é de classificar entre os quatro, que é nosso objetivo principal e quem sabe buscar uma final. Seria inédito para nós e um título que pode dar sequência neste belo trabalho que a gente vem desempenhando”, disse.
Roger Silva, treinador da equipe desde março de 2024, vai permanecer no comando do time para 2025. Após anunciar que deixaria o cargo, em dezembro do ano passado, ele voltou atrás e vai continuar no Esquadrão.
O técnico projetou que o Campeonato Mineiro deste ano será ainda mais desafiador que os anteriores e destacou a profissionalização de outras equipes do interior.
“Acho que o Campeonato a cada ano fica mais disputado. As equipes se preparando melhor. Equipes com grandes investimentos. Tendo o ano todo de calendário. Caso de Itabirito, que deve fazer investimento para Série D. Do Pouso Alegre, que vira uma SAF. Então acredito em uma dificuldade maior que nos outros anos”, afirmou ao No Ataque / Estado de Minas.
Ele também falou sobre as expectativas e metas do Athletic na competição e deixou claro o desejo de conseguir avançar na fase classificatória.
“Acho que a gente precisa nos impor, como uma equipe que fez um grande trabalho na Série C e que vai fazer uma Série B. Mas, com o pé no chão. Ir jogo a jogo. Avaliar cada cenário semanalmente. Nós continuamos com essa simplicidade no coração, mas com sonhos. Desejo de sonhar com uma semifinal novamente ou uma final de campeonato”, finalizou.
O Athletic está no Grupo B do Campeonato Mineiro. América, Democrata-GV e Itabirito também integram a chave.
O primeiro compromisso do Esquadrão na competição é neste sábado (18/1), às 17h, fora de casa, contra o Pouso Alegre, no Estádio Manduzão.
Ficha técnica
Clube: Athletic
Data de fundação: 1909
Meta no campeonato: Semifinal ou final
Técnico: Roger Silva
Reforços: Léo Dourado (zagueiro), Wesley Gasolina (lateral), Walisson (volante), Mateus Gonçalves (atacante), Iarley Barros (atacante) e Alex Amorim (atacante).
Destaque: David Braga
Grupo (todos os jogadores): Goleiros: Jefferson Luis; Glauco, Diego Vitor e Eduardo Freire; Defensores: Léo Dourado, Sidimar, Davi, Edson Miranda, Yuri, Wesley Gasolina, Douglas Pelé, Nathan e Matheus Mega; Meias: Wallisson, Diego Fumaça, David Braga, Amorim; Atacantes: Welinton Torrão, Neto Costa, Alason Carioca, Gustavo Silva, João Adriano, Matheus Gonçalves e Iarley.
Posição no último Estadual: Quarto lugar