É dia de clássico! Após dois anos, Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar na final do Campeonato Mineiro. O primeiro duelo da decisão ocorre na Arena MRV, a partir das 16h30 deste sábado (30/3).
O Galo chega à final após ficar em primeiro lugar no Grupo B, com 14 pontos, e eliminar o América nas semifinais. A Raposa, por sua vez, teve a melhor campanha da primeira fase ao somar 19 pontos no Grupo A antes de bater o Tombense na eliminatória anterior.
Com isso, o time celeste terá vantagem nas finais e pode ficar com a taça após dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
Encontro de argentinos e sequência de vitórias
O clássico também marca a estreia do técnico Gabriel Milito no comando do Atlético. Ele enfrentará Nicolas Larcamón no lado do Cruzeiro, sendo este o primeiro clássico da história entre os rivais com dois argentinos na beira do gramado.
Com o novo treinador, o Galo tentará vencer a Raposa pela primeira vez na Arena MRV após duas derrotas seguidas no estádio. Inclusive, o time busca evitar uma sequência de três jogos sem vitória no clássico, o que não ocorre desde 2011.
Atlético x Cruzeiro: onde assistir
O primeiro clássico da final do Mineiro terá transmissão na TV aberta e fechada.
- Globo
- Premiere
Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações
Atlético
A escalação do Atlético é uma incógnita, já que esta será a primeira partida da equipe sob o comando de Gabriel Milito. Apesar disso, é de conhecimento que o argentino geralmente utiliza três zagueiros, e suas formações preferidas são variações do 3-4-3.
Desta forma, em relação ao time que vinha atuando com Felipão, a tendência é que um dos jogadores de frente dê lugar a Maurício Lemos. Além disso, Gustavo Scarpa e Igor Gomes disputam uma vaga como terceiro homem de ataque.
A novidade é o retorno do meio-campista Zaracho, que se recuperou de uma lesão muscular na posterior da coxa esquerda. O argentino é considerado titular do Atlético, mas pode ficar no banco por ter deixado o departamento médico recentemente.
Já a ausência fica por conta do meia-atacante Robert. Anunciado como reforço nesta semana, o jovem de 20 anos ainda não está à disposição porque só poderá ser registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir do dia 1º de abril. Além disso, já disputou o Mineiro pelo Athletic e não pode entrar em campo por outro time. O Galo não tem lesionados ou suspensos para a partida.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos e Jemerson; Saravia, Battaglia, Zaracho (Alan Franco) e Guilherme Arana; Gustavo Scarpa (Igor Gomes), Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
- Desfalque do Atlético: Robert (disputou o Mineiro por outro time)
Cruzeiro
Com dois retornos certos ao time, o Cruzeiro terá praticamente força máxima diante do rival. O zagueiro Zé Ivaldo e o lateral-esquerdo Marlon voltam a ficar à disposição do técnico Nicolás Larcamón após cumprirem suspensão.
Os jogadores ficaram de fora da vitória cruzeirense por 3 a 1 sobre o Tombense, no Mineirão, em 16 de março, pelo jogo de volta da semifinal. Eles foram expulsos no empate por 0 a 0 com o Gavião-carcará, no Ipatingão, em Ipatinga, no duelo de ida, e por isso foram desfalques no último compromisso.
Zé Ivaldo e Marlon reassumem as vagas ocupadas por Neris e Lucas Villalba, respectivamente. Mais à frente, Larcamón também deve promover outra mudança.
Recuperado de desgaste muscular, o atacante Juan Dinenno tem tudo para retomar a titularidade. Sendo assim, Rafael Elias passa a ser opção no banco de reservas.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Mateus Vital e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Juan Dinenno (Rafael Elias). Técnico: Larcamón
- Desfalques do Cruzeiro: Kaiki (transição física após lesão na coxa direita), Japa (lesão ligamentar no pé direito), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo), João Pedro (afastado por indisciplina) e Gabriel Veron (lesão no pé direito)
Atlético x Cruzeiro: os personagens
- Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Jogar uma final é muito importante, tem um título jogo. Muito mais importante se é contra o seu rival. Vamos nos preparar para lutar, competir e para ganhar a final. Sabendo que o rival tem uma boa equipe, mas com a confiança de que podemos vencer a partir da paixão, da organização defensiva, saber e entender como devemos atacar. E depois com a mentalidade de que devemos ganhar.”
- Larcamón, técnico do Cruzeiro: “Trabalhar muito bem a preparação dos dois jogos, entendendo que entre os dois jogos terá a estreia da Sul-Americana. Vai ser uma final que vai ter muita exigência para a preparação”.
Atlético x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- Assistentes: Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lira
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira