CAMPEONATO MINEIRO

Atlético x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações pela final do Mineiro

Atlético conta com estreia de técnico, enquanto Cruzeiro tenta manter sequência positiva em clássicos na Arena MRV, em Belo Horizonte
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

É dia de clássico! Após dois anos, Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar na final do Campeonato Mineiro. O primeiro duelo da decisão ocorre na Arena MRV, a partir das 16h30 deste sábado (30/3).

O Galo chega à final após ficar em primeiro lugar no Grupo B, com 14 pontos, e eliminar o América nas semifinais. A Raposa, por sua vez, teve a melhor campanha da primeira fase ao somar 19 pontos no Grupo A antes de bater o Tombense na eliminatória anterior.

Com isso, o time celeste terá vantagem nas finais e pode ficar com a taça após dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Encontro de argentinos e sequência de vitórias

O clássico também marca a estreia do técnico Gabriel Milito no comando do Atlético. Ele enfrentará Nicolas Larcamón no lado do Cruzeiro, sendo este o primeiro clássico da história entre os rivais com dois argentinos na beira do gramado.

Com o novo treinador, o Galo tentará vencer a Raposa pela primeira vez na Arena MRV após duas derrotas seguidas no estádio. Inclusive, o time busca evitar uma sequência de três jogos sem vitória no clássico, o que não ocorre desde 2011.

Atlético x Cruzeiro: onde assistir

O primeiro clássico da final do Mineiro terá transmissão na TV aberta e fechada.

  • Globo
  • Premiere

Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações

Atlético

A escalação do Atlético é uma incógnita, já que esta será a primeira partida da equipe sob o comando de Gabriel Milito. Apesar disso, é de conhecimento que o argentino geralmente utiliza três zagueiros, e suas formações preferidas são variações do 3-4-3.

Desta forma, em relação ao time que vinha atuando com Felipão, a tendência é que um dos jogadores de frente dê lugar a Maurício Lemos. Além disso, Gustavo Scarpa e Igor Gomes disputam uma vaga como terceiro homem de ataque.

A novidade é o retorno do meio-campista Zaracho, que se recuperou de uma lesão muscular na posterior da coxa esquerda. O argentino é considerado titular do Atlético, mas pode ficar no banco por ter deixado o departamento médico recentemente.

Já a ausência fica por conta do meia-atacante Robert. Anunciado como reforço nesta semana, o jovem de 20 anos ainda não está à disposição porque só poderá ser registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir do dia 1º de abril. Além disso, já disputou o Mineiro pelo Athletic e não pode entrar em campo por outro time. O Galo não tem lesionados ou suspensos para a partida.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos e Jemerson; Saravia, Battaglia, Zaracho (Alan Franco) e Guilherme Arana; Gustavo Scarpa (Igor Gomes), Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
  • Desfalque do Atlético: Robert (disputou o Mineiro por outro time)

Cruzeiro

Com dois retornos certos ao time, o Cruzeiro terá praticamente força máxima diante do rival. O zagueiro Zé Ivaldo e o lateral-esquerdo Marlon voltam a ficar à disposição do técnico Nicolás Larcamón após cumprirem suspensão.

Os jogadores ficaram de fora da vitória cruzeirense por 3 a 1 sobre o Tombense, no Mineirão, em 16 de março, pelo jogo de volta da semifinal. Eles foram expulsos no empate por 0 a 0 com o Gavião-carcará, no Ipatingão, em Ipatinga, no duelo de ida, e por isso foram desfalques no último compromisso.

Zé Ivaldo e Marlon reassumem as vagas ocupadas por Neris e Lucas Villalba, respectivamente. Mais à frente, Larcamón também deve promover outra mudança.

Recuperado de desgaste muscular, o atacante Juan Dinenno tem tudo para retomar a titularidade. Sendo assim, Rafael Elias passa a ser opção no banco de reservas.

  • Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Mateus Vital e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Juan Dinenno (Rafael Elias). Técnico: Larcamón
  • Desfalques do Cruzeiro: Kaiki (transição física após lesão na coxa direita), Japa (lesão ligamentar no pé direito), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo), João Pedro (afastado por indisciplina) e Gabriel Veron (lesão no pé direito)

Atlético x Cruzeiro: os personagens

  • Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Jogar uma final é muito importante, tem um título jogo. Muito mais importante se é contra o seu rival. Vamos nos preparar para lutar, competir e para ganhar a final. Sabendo que o rival tem uma boa equipe, mas com a confiança de que podemos vencer a partir da paixão, da organização defensiva, saber e entender como devemos atacar. E depois com a mentalidade de que devemos ganhar.”
  • Larcamón, técnico do Cruzeiro: “Trabalhar muito bem a preparação dos dois jogos, entendendo que entre os dois jogos terá a estreia da Sul-Americana. Vai ser uma final que vai ter muita exigência para a preparação”.

Atlético x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
  • Assistentes: Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lira
  • VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Compartilhe