Cruzeiro e Atlético se enfrentarão pela 25ª vez desde a reinauguração do Mineirão, em 2013. Neste período, qual time venceu mais? O No Ataque traz, a seguir, um raio-x do clássico no estádio após as obras para a disputa da Copa do Mundo de 2014.
O primeiro jogo no novo Gigante da Pampulha ocorreu em 3 de fevereiro daquele ano, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Com gols de Anselmo Ramon e Dagoberto, a Raposa venceu por 2 a 1 e levou a melhor no clássico.
Já o último confronto entre as equipes no estádio foi há dois anos, em 2 de abril de 2022. Na oportunidade, o Galo bateu o rival por 3 a 1 na final do Estadual, com gols de Hulk (duas vezes) e Nacho Fernández, e ficou com a taça.
Apesar disso, o retrospecto ainda é favorável ao Cruzeiro, que venceu nove dos 24 jogos, contra sete triunfos do Atlético. Além disso, a Raposa marcou mais vezes: 30 a 25. Os times ainda empataram em outros oito jogos.
Os artilheiros do clássico no novo Mineirão são Thiago Neves e Arrascaeta, ambos com quatro gols pela Raposa. Carlos e Hulk são os goleadores pelo Galo, com três tentos cada.
No recorte histórico, o Cruzeiro também leva a melhor em clássicos disputados no Gigante da Pampulha. São 90 vitórias celestes, 79 alvinegras e 79 empates. Veja o raio-x dos jogos entre os rivais no estádio:
Cruzeiro x Atlético no Novo Mineirão (desde 2013)
- 24 jogos
- 9 vitórias do Cruzeiro
- 7 vitórias do Atlético
- 8 empates
- 30 gols do Cruzeiro
- 25 gols do Atlético
- Artilheiros do Cruzeiro: Thiago Neves e Arrascaeta – 4 gols
- Artilheiros do Atlético: Carlos e Hulk – 3 gols
Cruzeiro x Atlético na história do Mineirão (desde 1965)
- 248 jogos
- 90 vitórias do Cruzeiro
- 79 vitórias do Atlético
- 79 empates
- 291 gols do Cruzeiro
- 268 gols do Atlético
Final entre Cruzeiro e Atlético
Cruzeiro e Atlético entram em campo a partir das 15h30 deste domingo (7/4), pela volta da final do Mineiro de 2024. As equipes ficaram no empate por 2 a 2 na ida e, em caso de novo empate, a Raposa ficará com a taça por ter feito a melhor campanha da primeira fase.