Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar neste domingo (7/4), às 15h30, no Mineirão, em jogo que vale o título do Campeonato Mineiro. O No Ataque traz, a seguir, os desfalques, as dúvidas e as prováveis escalações das equipes para o clássico.
Os rivais ficaram no empate por 2 a 2 na ida, na Arena MRV, no sábado passado. Os donos da casa chegaram a abrir dois gols de vantagem, com Bruno Fuchs e Hulk, mas viram a Raposa igualar o placar com Jemerson (contra) e Dinenno, já nos acréscimos do segundo tempo.
Como fez a melhor campanha da primeira fase, o time celeste fica com o título do Estadual em caso de novo empate. Já o Atlético precisa vencer para conquistar a taça.
Provável escalação do Cruzeiro
O técnico Nicolás Larcamón tem uma dúvida para montar o time do Cruzeiro. Trata-se do zagueiro Zé Ivaldo, que se queixou de dores na coxa esquerda na quinta-feira (4/4) e virou dúvida para o clássico.
O defensor deixou o empate por 0 a 0 com a Universidad Católica, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, pela primeira rodada do grupo B da Copa Sul-Americana, bastante frustrado. Ele desabou no gramado após disputa de bola, levou a mão à coxa e cobriu o rosto com a camisa.
Apesar de estar relacionado, não significa que Zé Ivaldo terá condições de jogo. O time celeste optou por relacionar todo o elenco, então até mesmo os atletas lesionados aparecem na lista.
São os casos do meio-campista Japa (lesão ligamentar no pé direito) e dos atacantes Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo) e Gabriel Veron (lesão no pé direito). O trio foi relacionado, mas ainda se recupera de lesões. Além deles, João Pedro está afastado por indisciplina.
Dessa forma, Larcamón trabalha com a possibilidade de jogar o clássico com outro zagueiro na linha defensiva pela direita caso decida usar a formação 4-4-2. João Marcelo é o único com vaga cativa pela esquerda.
Neris larga a frente na corrida para assumir o posto de Zé Ivaldo. Lucas Villalba, que já foi improvisado como lateral-esquerdo em duas oportunidades, também disputa a posição. Se utilizar a formação com três zagueiros, Villalba entra no esquema tático pela esquerda, Neris ficará centralizado e João Marcelo jogará pela direita.
Por outro lado, Larcamón tem duas boas notícias. Os atacantes Arthur Gomes e Juan Dinenno, que não foram relacionados para o duelo em Quito, retornarão à equipe.
Arthur ficou no Brasil para acompanhar o nascimento do filho, enquanto Dinenno apresentou desgaste muscular após o primeiro jogo da final. Contudo, o centroavante não deve ser problema.
A provável escalação do Cruzeiro para o clássico contra o Atlético tem Rafael Cabral; João Marcelo, Zé Ivaldo (Neris) e Lucas Villalba; William, Lucas Romero, Filipe Machado e Marlon; Matheus Pereira, Juan Dinenno e Arthur Gomes.
Provável escalação do Atlético
O Atlético, por sua vez, deve ter duas alterações em relação ao time que goleou o Caracas por 4 a 1 no Estádio Olímpico De La Universidad Central da Venezuela, em Caracas, pela primeira rodada do Grupo G da Copa Libertadores.
Poupados, o zagueiro Mauricio Lemos e o meio-campista Zaracho ficaram no banco de reservas, mas são considerados titulares da equipe. No entanto, há dúvidas em relação a qual atleta será substituído para a entrada do defensor.
Isso porque o técnico Gabriel Milito utilizou apenas dois zagueiros de ofício na Venezuela, diferente do que ocorreu na primeira partida da final do clássico. Portanto, Lemos poderá entrar no lugar do zagueiro Jemerson ou do meia-atacante Alisson. Zaracho, por sua vez, deverá tomar a vaga de Alan Franco.
O Galo pode ter o retorno do lateral-esquerdo Rubens, que se recupera de uma fratura na mão direita. São desfalques certos o volante Edenilson, com uma luxação no cotovelo esquerdo, e o meia-atacante Brahian Palacios, com lesão muscular na coxa direita. O trio, de toda forma, seria reserva na final.
Com isso, a provável escalação do Atlético tem Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Jemerson (Alisson) e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho e Igor Gomes; Paulinho e Hulk.