COPA DO BRASIL

Athletico-PR supera Ypiranga e vai às oitavas de final da Copa do Brasil

Vitória do Athletico-PR por 3 a 0 sobre o Ypiranga marcou a estreia do técnico uruguaio Martín Varini, ex-auxiliar do Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

O Athletico-PR está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Neste sábado (13/7), o Furacão bateu o Ypiranga por 3 a 0, na Ligga Arena, pelo jogo de volta da terceira rodada, reverteu a vantagem da equipe gaúcha e garantiu vaga na próxima fase do torneio. Fernandinho, Julimar e Di Yorio marcaram os gols da vitória.

A partida marcou a estreia do técnico uruguaio Martín Varini à frente do Athletico. O treinador foi contratado para o cargo antes ocupado por Cuca, que deixou o clube há pouco mais de duas semanas.

O primeiro jogo do confronto ocorreu há mais de dois meses, e o Furacão havia perdido por 2 a 1. O segundo embate teve que ser adiado em virtude da tragédia causada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Os duelos das oitavas de final da Copa do Brasil serão definidos através de sorteio, em data ainda não informada pela CBF.

Próximos jogos

Enquanto aguarda o adversário na próxima fase, o Athletico-PR volta a campo na próxima quinta-feira (18/7), em partida contra o Cerro Porteño, pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. O compromisso está agendado para 21h30 (de Brasília), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, capital do Paraguai.

O jogo

Empurrado pela torcida, o Athletico-PR começou pressionando e, com menos de um minuto, quase abriu o placar na Ligga Arena. Bruno Zapelli arriscou de longe e obrigou Alexander a fazer boa defesa.

Aos 11, foi a vez de Julimar conduzir pelo lado esquerdo, cortar para o meio e chutar rasteiro, mas a bola balançou as redes pelo lado de fora. O atacante do Furacão teve nova oportunidade aos 14, mas desta vez Alexander defendeu. Já aos 21, Erick recebeu na intermediária e emendou uma pancada, mas mandou para fora. Pressão do Athletico!

Depois de tanto martelar, o time mandante enfim estreou o placar aos 24 minutos. Fernandinho pegou uma sobra no lado direito, ameaçou cruzar, mas chutou direto para o gol, surpreendendo Alexander e estufando as redes: 1 a 0. Em desvantagem, o Ypiranga recuou ainda mais.

O Athletico tinha dificuldades de furar o bloqueio adversário, mas teve um pênalti ao seu favor aos 46 minutos. Após invadir a área, Julimar foi derrubado pelo marcador e pediu a penalidade. O árbitro não deu nada, mas reviu o lance no VAR e assinalou a infração.

Na cobrança, Fernandinho bateu rasteiro no canto direito, mas Alexander se esticou e fez grande defesa, mantendo o Ypiranga vivo. Com o resultado parcial, o duelo caminhava para a disputa de pênaltis.

Segundo tempo

O Furacão voltou ligado do intervalo e fez o segundo com um minuto do segundo tempo. Após cruzamento na área, o goleiro Alexander saiu mal e viu a bola sobrar com Julimar, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

O Athletico teve uma grande oportunidade para aumentar a vantagem e decretar a classificação com 15 minutos, por meio de Bruno Zapelli. O meia fez bela jogada individual, invadiu a área e tocou na saída de Alexander, mas finalizou para fora.

Ainda deu tempo de Di Yorio anotar o terceiro já aos 50 minutos, em belo chute de primeira, garantindo o triunfo e a classificação do Furacão na estreia do técnico Martín Varini.

Ficha técnica

ATHLETICO-PR 3 X 0 YPIRANGA

Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Data: 13 de julho de 2024 (sábado)
Horário: às 18h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Heitor, Lucas Marques, Edson Cariús, Willian Gomes, Anderson Ûchoa e Fernando Fonseca (Ypiranga); Bruno Zapelli e Fernandinho (Athletico-PR)
Cartões vermelhos: Thiago Carvalho (Ypiranga)

GOLS: Fernandinho, aos 24′ do 1ºT (Athletico-PR); Julimar, aos 1′ 2ºT (Athletico-PR); Di Yorio, aos 50′ do 2ºT (Athletico-PR)

ATHLETICO-PR: Bento; Leonardo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho (João Cruz), Christian (Madson) e Bruno Zapelli (Gabriel); Julimar (Cuello) e Pablo Maia (Di Yorio).
Técnico: Martín Varini

YPIRANGA: Alexander; Gedeílson, Fernando Fonseca, Heitor (Mendonça) e Willian Gomes; Anderson Ûchoa, Lucas Marques (Caio Mello) e Alisson Taddei (Amarildo); Jhonatan Ribeiro, Edson Cariús (Zé Vitor) e Mateus Anderson (Reifit).
Técnico: Thiago Carvalho

Compartilhe