COPA DO BRASIL

Copa do Brasil: qual é o retrospecto do Atlético após vencer jogos de ida por 2 a 0?

Atlético venceu jogo de ida por 2 a 0 pela sétima vez na Copa do Brasil e se apega em bom retrospecto para avançar diante do Sport
Foto do autor
Compartilhe

Em busca de vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Atlético se depara com situação pela qual já passou em outras seis oportunidades no torneio mata-mata. A seguir, o No Ataque responde: qual é o retrospecto do Galo após vencer o jogo de ida por 2 a 0?

Em 30 de abril, o Atlético venceu o Sport na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. No jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, Zaracho e Arana marcaram os gols da vitória do Galo sobre o Leão da Ilha.

O time comandado por Gabriel Milito se vê em situação “confortável” para o confronto de volta e pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, avançará às oitavas de final. Em caso de derrota alvinegra por dois tentos de diferença, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Em 2002, 2007, 2014, 2021 (duas vezes) e 2023, o Atlético venceu jogos de ida por 2 a 0 na Copa do Brasil. Os oponentes foram, em ordem, Internacional, Avaí, Cruzeiro, Remo, Bahia e Corinthians, em diferentes fases do torneio.

Entre essas partidas, a vitória mais marcante para o torcedor do Galo, é claro, foi contra o Cruzeiro. Na grande decisão da competição em 2014, a equipe alvinegra superou o arquirrival nas duas partidas: 2 a 0 no Independência e 1 a 0 no Mineirão.

Atlético conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2014, diante do Cruzeiro - (foto: Sidney Lopes/EM)
Atlético conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2014, diante do Cruzeiro(foto: Sidney Lopes/EM)

No retrospecto geral, o Atlético se classificou em quatro situações, foi campeão em outra e eliminado em apenas uma. No ano passado, sob o comando de Eduardo Coudet, o Galo caiu diante do Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, após vencer o primeiro confronto por 2 a 0 em Belo Horizonte.

Retrospecto do Atlético após vencer jogo de ida por 2 a 0 na Copa do Brasil

  • 2002 (oitavas de final): classificado diante do Internacional
  • 2007 (oitavas de final): classificado diante do Avaí
  • 2014 (final): campeão diante do Cruzeiro
  • 2021 (terceira fase): classificado diante do Remo
  • 2021 (oitavas de final): classificado diante do Bahia
  • 2023 (oitavas de final): eliminado diante do Corinthians nos pênaltis

Essa memória recente é ruim para os atleticanos. Nas oitavas de final da edição de 2023, o Galo viu Matheus Bidu e Róger Guedes marcarem os gols do triunfo do Corinthians por 2 a 0 na Neo Química. Nos pênaltis, Hulk, Edenilson e Battaglia falharam, e o Atlético foi eliminado ao perder a disputa por 3 a 1 para o Timão.

De toda forma, o clube mineiro se apega nesse histórico seguro para avançar mais uma vez na Copa do Brasil. Elogiado pelo desempenho sob o comando de Milito, o Galo enfrentará o Sport na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a partir das 20h de quarta-feira (22/5).

Compartilhe