COPA DO BRASIL

Milito assume responsabilidade por derrota do Atlético: ‘Levanto a mão’

Atlético jogou mal e perdeu para o Sport na Copa do Brasil, mas garantiu avanço por vantagem; Milito assumiu responsabilidade
Foto do autor
Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (22/5), o Atlético perdeu pela segunda vez sob o comando de Gabriel Milito. O Galo jogou mal na Arena Pernambuco, no Recife, e foi derrotado pelo Sport (1 a 0) na terceira fase da Copa do Brasil, mas garantiu avanço às oitavas de final em virtude da vantagem construída no jogo de ida, na Arena MRV. Após o revés fora de casa, o técnico Gabriel Milito assumiu a responsabilidade pela atuação e pelo resultado: “Levanto a mão”.

“Encurralado” no campo defensivo pelo Sport, o Atlético pouco produziu na Arena Pernambuco e sofreu excessivamente para garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Após o apito final, Milito avaliou a possibilidade de ter pecado na “mensagem” aos atletas antes da partida, na estratégia ou até mesmo na escolha dos jogadores para iniciar o embate.

“Saímos vitoriosos pela somatória dos dois jogos. Mas sinceramente, hoje o rival nos superou. Nos superou com claridade. Seguramente, eu poderia ter feito algo melhor diante das ausências de alguns jogadores importantes que não estavam, mas além disso, jamais serão uma desculpa os desfalques. A responsabilidade, quando se perde, é do treinador e dos jogadores. Mas primeiro, sempre, do treinador”, afirmou.

“Por isso, eu levanto a mão e digo: ‘Ok. O principal responsável sou eu’. Os jogadores, com certeza, depois analisaremos o comportamento do jogo e terão suas responsabilidades. Quando ganhamos, a responsabilidade também é de todos, mas primeiro dos jogadores. O treinador não. Mas quando se perde, quando não se joga como eu sinto que pode jogar… O primeiro sou eu. Minha responsabilidade que hoje não pudemos impor. Pela mensagem, pela estratégia, pela escolha dos jogadores… Pelo motivo que seja”, acrescentou.

Milito elogia Sport e vê “sofrimento” do Atlético

Em seguida, o treinador argentino elogiou o comportamento do Sport, que ocupa a terceira colocação na Série B do Campeonato Brasileiro. O “Marechal” assegurou que o Atlético tirará lições do resultado e da atuação, ainda que tenha se classificado.

“Entendo que é um jogo, mas não gosto que dominem a minha equipe como hoje ocorreu. Entendendo que o rival é um bom time, que joga na Segunda Divisão, mas vai ser candidato a subir. Porque joga muito bem, porque o treinador é muito bom e os convence da ideia de futebol. E hoje nós sofremos com isso. Agora, com calma e paciência, temos que revisar bem o que poderíamos ter feito de mais e melhor para que o jogo, pelo menos, fosse mais equilibrado. Porque hoje não pudemos”, avaliou.

“Não pudemos controlar com bola, não pudemos jogar bem sem bola. Sofremos. Por isso, falo que o mais importante é a classificação. Depois, muitas coisas para melhorar, para corrigir, para falar, para recuperar esse nível de jogo que esse time pode ter. Tenho claro. Tenho claro isso e como eu digo como jogar, como digo quem joga, quando acontece isso, eu levanto a mão sempre. E digo: ‘O primeiro responsável sou eu’. Depois, falaremos com os jogadores o que poderiam ter feito de melhor”, concluiu.

O Atlético de Gabriel Milito volta a campo na próxima terça-feira (28/5), a partir das 19h, para enfrentar o Caracas-VEN, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida será disputada pela sexta e última rodada do Grupo G da Copa Libertadores.

Compartilhe