O Brasil levou goleada da Argentina nas quartas de final da Copa do Mundo Sub-17 e foi eliminado da competição. A Seleção perdeu por 3 a 0, em dia iluminado do meia Claudio Echeverri, do River Plate, que marcou os três gols da partida disputada na manhã desta sexta-feira (24/11), em Jacarta, na Indonésia.
Com o resultado, o sonho do pentacampeonato brasileiro chegou ao fim. Atual campeão do Mundial da categoria (foi o campeão da edição de 2019, em que sediou o torneio), o Brasil também venceu em 1997, 1999 e 2003. É a seleção que mais vezes levantou o troféu, ao lado da Nigéria.
Trajetória do Brasil nesta Copa Sub-17
Os comandados do técnico Phelipe Leal estrearam com derrota por 3 a 2 para o Irã.
Contudo, a Seleção se recuperou nas duas partidas seguintes: venceu a Nova Caledônia por 9 a 0 e a Inglaterra por 2 a 1 para avançar em segundo lugar do Grupo C.
Antes de ser eliminado nas quartas, o Brasil venceu o Equador nas oitavas por 3 a 1.
Argentina nunca foi campeã do Mundial Sub-17
AArgentina buscará o seu primeiro título da Copa do Mundo Sub-17.
Na semifinal, a equipe enfrentará a Alemanha, que jogou mais cedo com a Espanha e se classificou ao vencer por 1 a 0 – gol de pênalti de Brunner.
Como foi o jogo?
Por conta de chuva forte antes do início da partida, a bola começou a rolar com 30 minutos de atraso. Quem levou mais perigo no primeiro tempo foi o Brasil. A melhor chance da equipe veio aos 25 minutos, quando Estevão ficou cara a cara com o goleiro Florentín, mas tocou de cavadinha para fora.
Apesar do bom momento da Seleção, quem foi abrir o placar aos 28 minutos foi a Argentina. Em contra-ataque, Echeverri passou pela marcação brasileira e bateu para o gol livre de marcação. O chute desviou no zagueiro Vitor Reis e encobriu o goleiro Phillipe Gabriel.
No começo da segunda etapa, o Brasil até tentou reagir, mas sem êxito: a Argentina marcou novamente e ampliou a vantagem. Echeverri recebeu enfiada de bola de Acuña no meio-campo, limpou dois defensores e bateu colocado pela direita, anotando seu segundo gol na partida aos 12 do segundo tempo.
Mesmo com boa vantagem, a Argentina continuou pressionando um Brasil abalado e conseguiu o terceiro, mais uma vez com Echeverri. O meia recebeu bom passe em profundidade do atacante Ruberto, driblou o goleiro Phillipe Gabriel e tocou para o gol vazio, garantindo o hat-trick aos 25 minutos da etapa complementar.
O Brasil até teve boa chance de descontar aos 44 do segundo tempo, após cruzamento de Estevão para a área, mas Riquelme completou por cima da meta adversária. No entanto, a Seleção saiu de campo sem conseguir balançar as redes dos argentinos.