ATLÉTICO

Por que jovens do Atlético não entraram contra o Iquique? Cuca explica

Jovens do Atlético permaneceram no banco durante a goleada por 4 a 0 sobre o Deportes Iquique pela Sul-Americana; Cuca explicou escolhas

A goleada do Atlético por 4 a 0 sobre o Deportes Iquique, nessa quinta-feira (10/4), foi construída ainda no primeiro tempo do duelo válido pela terceira rodada da Copa Sul-Americana – no intervalo, a vantagem no Mineirão já era de três gols. Na etapa final, quando passou a rodar o time, o técnico Cuca priorizou a entrada de jogadores mais experientes.

O volante Gabriel Menino, o lateral-direito Saravia, o meia-atacante Bernard e o zagueiro Vitor Hugo entraram nos lugares de Alan Franco, Natanael, Scarpa e Lyanco, respectivamente. A média de idade dos jogadores acionados por Cuca é de 30 anos.

No banco de reservas, permaneceram opções mais jovens, como os zagueiros Rômulo (21) e Ivan Roman (18), o volante Patric (21) e o centroavante João Marcelo (19).

Para o treinador do Atlético, o ano de nascimento não é uma questão levada em consideração na hora de oportunizar os jogadores.

“Tem que dar minutagem a todos. Não só ao Patric, ao Iván Román e ao João Marcelo. Tem que dar aos que eram titulares e hoje já não são. Ficaram outros jogadores que eu não pude pôr, como Igor Gomes, que sempre tem entrado; Fausto Vera, que podia acrescentar também. Para mim não tem diferença se é menino ou veterano, vou colocar aqueles que acho que têm a necessidade maior de jogar, para encorparmos mais o elenco. As mexidas foram nesse aspecto”, explicou, em entrevista coletiva.

Promessa chilena do Atlético

Dos 10 reforços do Atlético para a temporada, Iván Román é um dos que carrega mais expectativa da torcida alvinegra. Isso porque o jovem de 18 anos é tido como uma das principais promessas do futebol chileno.

Ele era titular do Palestino, clube que defendia antes de chegar ao Galo, e tem experiência em jogos de Copa Libertadores. Além disso, é figurinha carimbada nas convocações da Seleção Chilena Sub-20 – foi, inclusive, o zagueiro com a terceira maior nota na plataforma Sofascore entre os que disputaram o Sul-Americano da categoria em 2024.

Todas essas credenciais, entretanto, não importam para Cuca, que afastou a possibilidade de utilizá-lo no Atlético – pelo menos por enquanto. Contratado para o profissional, o zagueiro tem feito jogos no time de juniores.

“O Román tem 18 anos, veio para amadurecer, ganhar experiência de vida. ‘Mas ele já jogou lá’. Jogou, sim, mas são outras condições. Estamos o acompanhando no dia a dia, ontem (quarta-feira, 9/4) jogou o clássico com o Cruzeiro (no Sub-20). Performance, minutos, experiência em um país diferente. Não podemos querer que ele entre em uma condição que entendemos não ser a ideal. Tem que ter paciência, calma”, pontuou.

Compartilhe