COPA SUL-AMERICANA

Católica tropeça no Alianza e decidirá com Cruzeiro liderança do grupo na Sul-Americana

Mesmo jogando com um a mais em grande parte do duelo, Católica não consegue marcar diante do Alianza e tem liderança ameaçada na Sula
Foto do autor
Compartilhe

A Universidad Católica tropeçou no fechamento da quinta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana, o mesmo do Cruzeiro. Dependendo de si para se classificar diretamente às oitavas de final, o time equatoriano somente empatou por 0 a 0 com o Alianza, da Colômbia, na noite desta quinta-feira (16/5). As equipes se enfrentaram no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.

O fato relevante é que a Católica jogou com um atleta mais desde os 30 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Alfonso Simarra, do Alianza, cometeu falta para impedir um contragolpe. Inicialmente, o árbitro argentino Fernando Espinoza aplicou o cartão amarelo, porém efetuou a revisão para o vermelho ao ser avisado pelo VAR.

Lances de Universidad Católica 0x0 Alianza

No lance que sucedeu a expulsão de Simarra, a Universidad teve cobrança de falta a seu favor. Ismael Díaz acertou o travessão, e Facundo Martínez marcou no rebote. Contudo, o camisa 10 estava em posição de impedimento, e o gol acabou anulado.

Quando as duas equipes tinham 11 jogadores, o duelo apontava certo equilíbrio. Enquanto a Católica carimbou a trave em conclusão de Fajardo, aos 10, o Alianza levou perigo aos 24 e 25, em chute de Emerson Batalla e cabeceio de Figueroa.

O goleiro Grazziani, do Alianza, mostrou-se bastante arrojado para sair da meta em lançamentos e cruzamentos. Já Batalla procurou prender a bola no ataque, de modo que o time pudesse ter momentos de “respiro” em meio ao bombardeio da Católica.

Emoção nos últimos minutos

Com quase 10 minutos de acréscimo, o segundo tempo reservou fortes emoções. Aos 54, o Alianza quase abriu o placar com Manjarrés, de fora da área, depois de o goleiro Rafael Romo, da Católica, sair jogando errado.

Já aos 55, a Universidad só não balançou a rede porque quase todo o time do Alianza se colocou em frente à baliza defendida por Grazziani. A bola bateu nos zagueiros e no goleiro até ser definitivamente afastada da área.

O clube de Quito ainda teve Facundo Martínez expulso em consequência do segundo cartão amarelo. Ele colocou a mão na bola para evitar um ataque do Alianza. O camisa 10 desfalcará a Católica diante do Cruzeiro.

Estatísticas

A partida terminou com 69% de posse de bola da Universidad Católica e 29 finalizações, contra nove do Alianza. Segundo o SofaScore, os equatorianos contabilizaram 90% de eficácia no passe, e os colombianos “apenas” 68%. Apesar do 0 a 0, houve oportunidades claras para ambos os lados.

Cruzeiro e Universidad Católica disputam liderança

Com o empate no Equador, a Universidad vai a 11 pontos e corre o risco de ser ultrapassada pelo Cruzeiro, que chegou a nove ao ganhar do Unión La Calera, do Chile, por 1 a 0, no Independência. Os dois times se classificaram na Sul-Americana, restando definir qual avançará diretamente às oitavas de final e quem ficará no playoff.

O confronto decisivo entre Cruzeiro e Católica será no Mineirão, em 30 de maio (quinta-feira), às 21h. Para a Raposa, basta vencer em casa para ir às oitavas de final da Sula. Por sua vez, o clube do Equador tem a vantagem de jogar pelo empate.

Classificação do Grupo B da Copa Sul-Americana

  1. Universidad Católica, do Equador – 11 pontos
  2. Cruzeiro – 9 pontos
  3. Unión La Calera, do Chile – 4 pontos
  4. Alianza, da Colômbia – 2 pontos

Formato da Sul-Americana 2024

A Copa Sul-Americana de 2024 começou com 56 participantes. Na primeira fase, 32 clubes fizeram duelo único com um rival do mesmo país. Foram quatro equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os 16 ganhadores se juntaram aos 12 que se garantiram diretamente na fase de grupos – seis do Brasil e seis da Argentina. Houve, ainda, a entrada de quatro times derrotados na terceira fase preliminar da Copa Libertadores.

Os oito grupos da Sul-Americana terão seis rodadas, com cada participante fazendo três jogos em casa e três fora.

Os primeiros colocados vão às oitavas de final, enquanto os segundos medem forças em playoffs (ida e volta) com os oito eliminados na terceira posição de suas chaves na Libertadores.

Oitavas de final, quartas e semifinais também ocorrerão em duas partidas. Já a decisão será em jogo único e em campo neutro.

O campeão da Copa Sul-Americana se classifica para duas competições em 2025: Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana.

Compartilhe