CRUZEIRO

Jardim explica lição deixada ao Cruzeiro em eliminação na Sul-Americana

Técnico disse que eliminação precoce na Sul-Americana deixa lição ao Cruzeiro e 'qualquer outro clube brasileiro' e projetou futuro na Raposa

Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Para o técnico português Leonardo Jardim, a eliminação do Cruzeiro ainda na fase de grupos da Copa Sul-Americana deixa uma lição ao clube: para disputar três competições, é necessário “um elenco mais competitivo”.

A Raposa vem em grande fase no Campeonato Brasileiro – no qual ocupa a terceira posição, com 20 pontos, dois a menos que o líder Palmeiras – e está classificada para as oitavas de final da Copa do Brasil. Mas, no torneio continental, perdeu três jogos, empatou dois e venceu apenas um – ao fim da quarta rodada da fase de grupos, já estava eliminada.

Após o empate por 0 a 0 com o Unión de Santa Fé, da Argentina, nessa quarta-feira (28/5), no Mineirão, pela sexta rodada do Grupo E da Sul-Americana, Jardim fez panorama do aprendizado que a campanha ruim na competição pode significar ao Cruzeiro – e a todos os times brasileiros.

“Não é só esta partida. As partidas do Sudamericana deixam-me uma lição muito grande em termos de competitividade. Com certeza que não é só para o Cruzeiro, e sim para qualquer clube brasileiro que tenha ambições. Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e um torneio internacional – tem que ter um elenco mais equilibrado para competir nas três competições.”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Jardim, na sequência, explicou que usou três jogadores do time Sub-20 como titulares contra o Santa Fe (o lateral-esquerdo Kauá Prates, o volante Murilo e o atacante Kenji) porque o time já estava eliminado, mas que, para jogar “a sério” uma competição internacional, é necessário um elenco mais competitivo e equilibrado

“Tivemos três jovens Sub-20 (contra o Santa Fe, temos utilizado alguns jogadores (jovens), mas para jogar a sério tem que existir um plantel mais competitivo e é isso que temos que pensar. O meu futuro, quando o Cruzeiro quiser entrar a sério em três competições, tem que ter um elenco mais equilibrado, na minha opinião, para ser mais competitivo, para jogar a sério nestas três competições.”

Jardim

Temporada do Cruzeiro

O Cruzeiro se despediu da Sul-Americana em terceiro lugar do Grupo E, com apenas cinco pontos, de 18 em disputa. Os comandados por Leonardo Jardim acumularam uma vitória, dois empates e três derrotas.

Sem a competição continental no calendário, a Raposa foca na sequência da temporada, que tem Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O próximo duelo é neste domingo (1º/6), contra o Palmeiras, também no Gigante da Pampulha, às 19h30, pela 11ª rodada da Série A.

Em relação ás oitavas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro ainda não sabe o adversário – pode ser qualquer um dos outros 15 classificados – nem a data dos confrontos de ida e volta, previstos para 30 de julho e 6 de agosto, respectivamente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não realizou o sorteio para a definição dos duelos nem detalhou o calendário.

Compartilhe
google-news-logo