SUL-AMERICANA

Fortaleza faz história, vence Corinthians e vai à final da Sul-Americana

Com apoio da torcida, equipe cearense derrotou time paulista por 2 a 0 e garantiu vaga na decisão continental pela primeira vez na história
Foto do autor
Compartilhe

O Fortaleza fez história na noite desta terça-feira (3/10). Na Arena Castelão, os donos da casa venceram o Corinthians, que contou com a estreia de Mano Menezes, por 2 a 0 e se classificaram para a final da Copa Sul-Americana pelo placar agregado de 3 a 1, já que a ida em Itaquera terminou em 1 a 1.

Classificado para a primeira decisão internacional na história, o Fortaleza espera quem avançar do confronto entre Defensa y Justicia e LDU, que se enfrentam nesta quarta-feira para definir o outro finalista. Na ida, os equatorianos venceram por 3 a 0 e largaram em vantagem.

Com a eliminação, resta ao Corinthians apenas a disputa do Campeonato Brasileiro. O Timão igualou sua melhor campanha na Sula, quando foi semifinalista em 2019.

O Timão volta a entrar em campo no próximo sábado, contra o Flamengo, na Neo Química Arena. Já o Leão do Pici terá pela frente o América-MG no domingo, novamente na capital cearense.

O jogo

Dentro do que se imaginava, o primeiro tempo ficou marcado pela tentativa de pressão do Fortaleza, ocupando o campo de ataque e alçando bolas na área. O atacante Lucero foi o alvo nas jogadas de cruzamento e assustou aos 10 e aos 15 minutos de jogo. Porém, a melhor chance da primeira etapa foi do Corinthians, com Yuri Alberto, que recebeu passe na medida de Renato Augusto, saiu na cara de João Ricardo e finalizou em cima do goleiro.

O Fortaleza voltou a assustar aos 36 minutos, com Yago Pikachu, que finalizou para defesa difícil de Cássio. O Leão do Pici seguiu em cima até o intervalo, mas não conseguiu furar a “muralha alvinegra”. O Timão ainda esboçou um contragolpe com Romero nos últimos instantes do primeiro tempo, mas não gerou finalização perigosa.

Logo no início do segundo tempo, aos quatro minutos, o Fortaleza abriu o placar. Dentro da área, a bola sobrou para Yako Pikachu, que se livrou da marcação de Fábio Santos e finalizou, sem chances para Cássio. Pouco tempo depois, os mandantes ampliaram, dessa vez com Tinga. O lateral recebeu bola alçada na área e, sozinho, completou para o fundo das redes.

Precisando correr atrás do prejuízo, o Corinthians assustou com Rojas, que finalizou com perigo, da entrada da área, aos 16 minutos. O time tentou ter mais a posse, com uma equipe mais ofensiva depois das trocas de Mano, mas esbarrou nos erros de passe.

O Fortaleza soube administrar a vantagem e não correu riscos até o apito final, embalado por quase 60 mil torcedores na Arena Castelão.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2 X 0 CORINTHIANS

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 03 de outubro de 2023, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Jhon León (COL)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Público total: 59.319 pessoas

Gols: Yago Pikachu, aos 4, e Tinga, aos 9 minutos do segundo tempo (Fortaleza)
Cartões amarelos: Pochettino e Zé Welison (Fortaleza)

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Guilherme (Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Moscardo (Wesley), Maycon e Renato Augusto; Rojas (Gustavo Mosquito), Romero (Giuliano) e Yuri Alberto
Técnico: Mano Menezes

Compartilhe