SELEÇÃO BRASILEIRA

Como foi a atuação de Paulinho, do Atlético, na estreia pela Seleção Brasileira

Atacante do Atlético entrou em campo na derrota do Brasil por 2 a 1 para a Colômbia nesta quinta-feira (16/11), pela quinta rodada das Eliminatórias
Foto do autor
Compartilhe

Na noite da última quinta-feira (16/11), o atacante Paulinho, do Atlético, teve a oportunidade de realizar um grande sonho na carreira: estrear pela Seleção Brasileira principal. As circunstâncias, no entanto, não foram positivas. Após a entrada do carioca, o Brasil sofreu dois gols e acabou derrotado pela Colômbia por 2 a 1.

Colômbia e Brasil se enfrentaram no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia, pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Melhor para os mandantes, que aproveitaram falhas da equipe comandada por Fernando Diniz e buscaram a vitória na etapa complementar.

Paulinho saiu do banco de reservas aos 23 minutos do segundo tempo, sendo acionado na vaga de Rodrygo, do Real Madrid (Espanha). Inicialmente como um segundo atacante, jogando por dentro e buscando aproveitar espaços às costas da defesa adversária.

Logo na primeira oportunidade, quando o placar ainda apontava 1 a 0 para o Brasil, o jogador do Atlético teve boa chance de ampliar. Acionado em profundidade na esquerda, cortou para dentro e tabelou com João Pedro, do Brighton (Inglaterra).

Ao receber a bola na área, Paulinho teve a oportunidade de finalizar de esquerda, mas pecou pelo preciosismo ao optar por um novo drible para a direita e acabou perdendo a bola. Lance de boa movimentação, mas que culminou em decisão errada do alvinegro.

Colômbia cresce no jogo

A entrada de Paulinho coincidiu com momento de queda de produtividade defensiva por parte da Seleção Brasileira. Com falhas de compactação, o time de Diniz passou a ceder espaços em contra-ataques e errava posicionamentos em lances de bola aérea.

Assim, com dois gols de cabeça, aos 29 e aos 33 minutos da etapa complementar, o atacante Luis Díaz, do Liverpool (Inglaterra), selou a virada para os colombianos.

A reta final da partida foi marcada pela tentativa de Diniz de lançar a Seleção Brasileira ao ataque. Apesar disso, a equipe demonstrou problemas de repertório ao encontrar um adversário consideravelmente fechado, com linhas baixas e bem preenchidas para conservar o resultado.

Nesse cenário, Paulinho, assim como outros nomes da engrenagem ofensiva, se viu “encaixotado” entre jogadores colombianos. O jogador do Atlético até se apresentou para a partida no meio-campo e tentou buscar jogo pelo lado direito, mas pouquíssimo produziu.

Atuação traduzida por números discretos. De acordo com a plataforma de estatísticas SofaScore, Paulinho encerrou o confronto com 10 ações com a bola: seis passes corretos (100%), uma falta sofrida, uma perda de posse, um corte e um desarme.

Em um cenário desfavorável, o atleta do Galo teve pouco tempo para demonstrar seu futebol. Quando teve oportunidade, pecou na tomada de decisão.

Brasil nas Eliminatórias

Pela primeira vez na história derrotada em dois jogos seguidos nas Eliminatórias, a Seleção Brasileira ocupa a quinta colocação no torneio, com sete pontos. A campanha, até então, tem duas vitórias, um empate e duas derrotas.

O próximo compromisso para o Brasil será um clássico contra a Argentina, atual campeã mundial, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida será disputada na terça-feira (21/11), às 21h30. Paulinho deve ser, outra vez, opção no banco de reservas para Fernando Diniz.

Compartilhe