FUTEBOL INTERNACIONAL

Torneio que dá vaga na Libertadores teve jogo em ilha que inspirou livro

Santiago Wanderers enfrentou seleção do arquipélago de Juan Fernández pela rodada de abertura da Copa Chile 2024
Foto do autor
Compartilhe

A Copa Chile 2024, torneio que dá vaga na Copa Libertadores de 2025, começou em 27 de abril. E a rodada de abertura ocorreu em um lugar bastante inusitado. O Santiago Wanderers, da Segunda Divisão Chilena, enfrentou a seleção do arquipélago de Juan Fernández, no Oceano Pacífico, a 700 quilômetros da costa do país.

A partida ocorreu na ilha batizada no século 16 de Santa Cecília, mas que recebeu o nome de Robinson Crusoe por ter inspirado o romance homônimo do escritor britânico Daniel Defoe (1660-1731).

O livro é uma autobiografia fictícia do personagem Robinson Crusoe, um náufrago que passou 28 anos em uma ilha próxima a Trinidad e Tobago.

A história teria sido inspirada no marinheiro escocês Alexander Selkirk (1676-1721), que permaneceu por quatro anos em Santa Cecília até ser resgatado. Por causa da fama da obra, o governo do Chile renomeou o local para Ilha Robinson Crusoe em 1966.

Juan Fernández x Santiago Wanderers

Formada por futebolistas amadores, a seleção de Juan Fernández (nome em homenagem ao capitão espanhol que descobriu a ilha em 1574) deu trabalho ao Santiago Wanderers. O clube profissional ganhou por 2 a 1, gols de Cristóbal Ponce e Joaquín Pereyra.

Seleção de Juan Fernández e Santiago Wanderers se enfrentaram na Copa Chile 2024 - (foto: Campeonato Chileno/Divulgação)
Seleção de Juan Fernández e Santiago Wanderers se enfrentaram na Copa Chile 2024(foto: Campeonato Chileno/Divulgação)

Por causa da complicada logística, o Wanderers enviou apenas sete jogadores do time principal, que viajaram de navio até Juan Fernández por seis dias (ida e volta). Já o técnico Francisco Palladino desembarcou de avião no povoado de 1.200 habitantes pouco antes de a bola rolar.

Um dos atletas em campo pelo Santiago Wanderers é o meia argentino Marcelo Cañete, que jogou no Brasil por São Paulo, Portuguesa, São Bernardo, Náutico e CRB. Ele está na segunda temporada pelo clube chileno.

Por sua vez, o Juan Fernández tem como treinador Jorge Garcés, de 69 anos, antigo meio-campista da Universidad Católica e do Rayo Vallecano (Espanha). Ele dirigiu a Seleção do Chile em três jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2002, além de clubes como Cobreloa, Everton, O’Higgins e o próprio Santiago Wanderers.

Próxima fase da Copa Chile 2024

Classificado, o Wanderers enfrentará o Concón National, da Terceira Divisão Chilena, na segunda rodada da Copa Chile. O torneio conta com 65 participantes – 62 de cinco divisões nacionais e três convidados. O campeão disputará a Copa Libertadores em 2025.

Histórico do Wanderers

Embora não esteja em seu melhor momento, o Santiago Wanderers, sediado em Valparaíso, já conquistou três edições do Campeonato Chileno (1958, 1968, 2001) e três da Copa Chile (1959, 1961, 2017).

Das três vezes em que esteve na Copa Libertadores, o Wanderers foi mais longe em 1969, quando alcançou a sétima posição entre 17 participantes (quatro vitórias, três empates e cinco derrotas em 12 partidas).

Compartilhe