LIBERTADORES

Atlético e Fluminense são os únicos brasileiros que evitaram ‘terror’ na Libertadores

Grupos da Libertadores foram sorteados na noite de segunda-feira (19/3): Atlético está no G e Fluminense no A
Foto do autor
Compartilhe

Atlético e Fluminense foram os únicos times brasileiros que evitaram um “terror” na Copa Libertadores: a altitude. Diferentemente dos outros cinco representantes – Botafogo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo -, o Galo e o Tricolor Carioca não terão confrontos com altura superior a 2.300 metros, número que começa a preocupar pela dificuldade respiratória, por exemplo.

Representante mineiro na Libertadores, o Atlético, que está no Grupo G, duelará com Peñarol (URU), Rosario Central (ARG) e Caracas (VEN). Esses clubes mandam jogos em cidades com altitude de somente 43m, em Montevidéu, 31m, em Rosário e 900m, em Caracas, respectivamente.

Vencedor da Libertadores em 2023, o Fluminense está no Grupo A com Cerro Porteño (PAR), Alianza Lima (PER) e Colo-Colo (CHI), equipes que tem estádios em cidades com altitude de apenas 42m, em Assunção, 70m, em Lima, e 570m, em Santiago, respectivamente.

Desta forma, Galo e o Tricolor Carioca terão dois confrontos como visitantes em cidades que, praticamente, não tem altitude e mais um duelo em uma altura comum – 570m e 900m -, até porque Belo Horizonte, por exemplo, está 852m acima do mar.

Times brasileiros que enfrentarão altitude na Libertadores

Por outro lado, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo terão que enfrentar a temida altitude como visitante na Libertadores de 2024.

O Flamengo terá dois confrontos em cidades que estão a mais de 2.300m acima do mar. O time comandado por Tite visitará o Bolívar (BOL), em La Paz, com altitude de 3.640m, e o Millionarios (COL), em Bogotá, que está 2.625m acima do mar.

Já o Grêmio enfrentará a mesma altura boliviana que o Flamengo, pois também atuará no Estádio Hernando Siles. O Tricolor Gaúcho foi sorteado para o grupo do The Strongest e encarará 3.640m de altitude.

Outros clubes brasileiros que terão dificuldades iguais são Botafogo e Palmeiras. Os times enfrentarão LDU e Independiente Del Valle, respectivamente, e visitarão a cidade de Quito, no Equador, que fica a 2.850 metros acima do mar.

Por fim, o São Paulo foi sorteado para enfrentar o Cobresal (CHI), que normalmente manda os jogos no Estádio El Cobre, em El Salvador, cidade chilena que fica 2.300m acima do mar e no deserto do Atacama. Porém, segundo a ESPN, o local não atende as exigências da Conmebol para partidas internacionais. O representante chileno ainda não divulgou qual estádio realmente receberá seus jogos.

Compartilhe