Dois jogos, duas vitórias. Este é o começo do Atlético na Copa Libertadores deste ano, que já iguala o melhor do clube na competição em fase de grupos desde 2013, quando conquistou pela primeira e única vez o torneio continental.
O Galo chegou a seis pontos com a vitória por 2 a 1 sobre o Rosario Central-ARG, nessa quarta-feira (10/4), na Arena MRV, e segue na liderança.
Na primeira rodada, o time comandado por Gabriel Milito goleou o Caracas por 4 a 1 em Caracas, na Venezuela, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. Ou seja, foram sete gols marcados e quatro de saldo.
Campanha na Libertadores de 2013
Em 2013, o Atlético também somou seis pontos e tinha quatro gols de saldo após duas rodadas, mas balançou as redes uma vez a mais. Esse, inclusive, é o melhor começo do clube na competição no século.
No vitorioso ano, o alvinegro iniciou a trajetória com vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Independência, e depois goleou o Arsenal de Sarandí por 5 a 2 no Estádio Nuevo Viaducto, em Avellaneda.
Sob o comando de Cuca, o alvinegro teve a melhor campanha da fase de grupos, com 15 pontos. Foram cinco vitórias e uma única derrota para o São Paulo, por 2 a 1 no Morumbi, na última rodada, quando o time já estava classificado para as oitavas de final.
A partida, inclusive, gerou a famosa frase do Ronaldinho nas eliminatórias, quando o time mineiro eliminou os paulistas. “Quando está valendo, está valendo”, disse R10, à época.
Na sequência, o Atlético ainda passou por Tijuana-MEX, Newell’s Old Boys-ARG e Olimpia-PAR para conquistar a taça da Libertadores.
Outros inícios positivos do Atlético
O Atlético teve duas vitórias nas duas primeiras rodadas em outras duas edições no século: 2014 e 2016 – último ano em que o clube atingiu tal feito. Ou seja, o Galo conseguiu dois triunfos consecutivos no início da Libertadores apenas em quatro das 10 vezes em que disputou o torneio desde 2001.
Melhores inícios do Atlético na Libertadores no século:
- 1º 2013: 6 pontos, 4 de saldo e 7 gols marcados
- 2º 2024: 6 pontos, 4 de saldo e 6 gols marcados
- 3º 2016: 6 pontos, 2 de saldo e 3 gols marcados
- 4º 2014: 6 pontos, 2 de saldo e 3 gols marcados