Em busca do bicampeonato da Copa Libertadores, o Atlético segue mostrando força no cenário internacional. Campeão em 2013, o Galo jogará as oitavas de final do principal torneio do continente pela nona vez no recorte dos últimos 12 anos.
Em 7 de maio, o Atlético contou com gol de Paulinho nos últimos minutos, venceu o Rosario Central por 1 a 0 na Argentina e garantiu classificação às oitavas da Libertadores com duas rodadas de antecedência no Grupo G. Neste momento, com 12 pontos, o Galo tem a quarta melhor campanha geral – atrás de Talleres-ARG, Palmeiras e River Plate-ARG – e é um dos 10 clubes já garantidos na próxima fase da competição.
Desde 2013, o Atlético só ficou de fora da Libertadores nas edições de 2018 e 2020. Em 2019, sob o comando de Levir Culpi, o Galo foi eliminado na fase de grupos.
Em todas as outras edições desse recorte recente, o clube mineiro marcou presença, no mínimo, nas oitavas de final do torneio. Relembre essas campanhas na lista a seguir.
Desempenhos do Atlético na Libertadores desde 2013*
- 2013 – campeão diante do Olimpia (Paraguai)
- 2014 – eliminado nas oitavas pelo Atlético Nacional (Colômbia)
- 2015 – eliminado nas oitavas pelo Internacional
- 2016 – eliminado nas quartas pelo São Paulo
- 2017 – eliminado nas oitavas pelo Jorge Wilstermann (Bolívia)
- 2018 – não disputou
- 2019 – eliminado na fase de grupos
- 2020 – não disputou
- 2021 – eliminado na semifinal pelo Palmeiras
- 2022 – eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras
- 2023 – eliminado nas oitavas de final pelo Palmeiras
- 2024 – em disputa (classificado às oitavas de final antecipadamente)
*Em negrito, estão marcados os anos em que o Atlético se classificou, no mínimo, para as oitavas de final.
Nas últimas três edições de Libertadores, o Atlético teve o Palmeiras como algoz. O clube paulista se transformou em uma verdadeira “pedra no sapato” do Galo e é um dos times confirmados nas oitavas de final da atual temporada.
O time alvinegro espera superar essas memórias negativas do passado recente para voltar a erguer a taça mais importante do continente. Em entrevistas, diferentes jogadores do elenco do Atlético já apontaram o desejo de conquistar a Libertadores como maior sonho com a camisa preta e branca.
O sorteio que definirá os confrontos das oitavas de final ocorrerá em 3 de junho, na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai. Antes disso, de toda forma, o Galo medirá forças com o Caracas-VEN na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h do dia 28 de maio (uma terça-feira), pela sexta rodada da fase de grupos.
A equipe do técnico Gabriel Milito ainda tem possibilidades de alcançar a melhor campanha geral desta etapa. Para isso, precisa vencer o Caracas e torcer por tropeços (empates ou derrotas) de Talleres, River Plate e Palmeiras na última rodada.