COPA LIBERTADORES

Adversário do Atlético, Caracas vive sua maior série sem vitórias no século

Maior campeão na Venezuela não vence há 16 jogos e tem a pior campanha da fase de grupos da Copa Libertadores
Foto do autor
Compartilhe

Adversário do Atlético nesta terça-feira (27/5), às 19h, na Arena MRV, o Caracas vive sua maior série sem vitórias no século 21. O time chegou a 16 jogos sem triunfos com a goleada sofrida por 4 a 1 para o Rosario Central, no Estádio Gigante de Arroyito, pela quinta rodada da Copa Libertadores.

A última vez em que o Los Rojos venceram foi há quase quatro meses, em 11 de fevereiro. Naquela oportunidade, a equipe bateu o Rayo Zuliano por 1 a 0 fora de casa, pelo Campeonato Venezuelano.

Desde então, somou sete empates e nove derrotas. Uma delas foi a para o próprio Atlético, por 4 a 1, em casa, pela Libertadores. Neste período, sofreu 28 gols e marcou apenas 11. 

O que explica a má fase do Caracas?

Fundado em 1967, o Caracas é um grande clube da Venezuela, sendo o maior campeão do campeonato local, com 12 títulos. No ano passado, ficou com o vice ao ser derrotado pelo Deportivo Táchira nos pênaltis na final.

Apesar do sucesso no país, os Los Rojos não conseguiram manter o nível em 2024 e fazem a pior campanha da fase de grupos da Libertadores, com um ponto somado e -12 de saldo. 

Mas como explicar uma sequência tão grande sem vitórias? O No Ataque conversou com jornalistas venezuelanos que acompanham o dia a dia do clube para entender.

Coordenador do jornal Meridiano, Alex Carmona citou uma série de motivos: “Falta de investimento, jovens jogadores sem experiência, e aqueles que têm não são estrelas. O técnico anterior (Leo González) não se entrosou bem com a equipe porque faltaram mais atletas de peso.”

Jair Piñeda, do Las Noticias Express, também falou sobre a falta de investimento do Caracas, as vendas de destaques e a situação econômica da Venezuela. 

“O projeto de Caracas é em cima de vender jogadores com potencial para manter a estrutura e por isso estão apertados. Jogam um torneio importante, e ganhando ou não, já querem vender jogadores para tratar de pagar compras anteriores, o salário do elenco… E a situação atual do país complica mais ainda”, opinou.

Além da péssima fase, o Caracas enfrentará o Atlético com o objetivo de buscar a primeira vitória de um time venezuelano contra o clube mineiro na história. 

Compartilhe