COPA LIBERTADORES

A invencibilidade que motiva o Atlético para conquistar a Libertadores

Atlético não perde jogo de Libertadores na Argentina há mais de 11 anos; Botafogo, por outro lado, nunca venceu nessas circunstâncias
Foto do autor
Compartilhe

Aos mais apegados aos números e históricos, o retrospecto recente oferece bons motivos para acreditar. Finalista da Libertadores, o Atlético defende invencibilidade que já dura 11 anos em jogos pelo principal torneio do continente na Argentina – palco da grande decisão de 2024.

A última derrota alvinegra em um jogo de Libertadores na Argentina ocorreu em julho de 2013. Naquela ocasião, em noite de má atuação no Estádio El Coloso del Parque, em Rosário, o Atlético foi superado pelo Newell’s Old Boys, por 2 a 0, em jogo de ida da semifinal.

Os comandados de Cuca protagonizaram reversão histórica uma semana depois no Independência, em Belo Horizonte – superando “La Lepra” no tempo regulamentar, por 2 a 0, e vencendo nos pênaltis, por 3 a 2, com brilho do ex-goleiro Victor.

Desde então, o Galo viajou ao país vizinho para compromissos pela “Glória Eterna” em outras sete oportunidades. Nestes duelos mais recentes, foram cinco empates e duas vitórias, com quatro gols marcados e apenas dois sofridos.

Todos os jogos do Atlético pela Libertadores na Argentina

  • 28/9/1978 – River Plate 1 x 0 Atlético – triangular semifinal – Monumental de Núñez
  • 5/10/1978 – Boca Juniors 3 x 1 Atlético – triangular semifinal – La Bombonera
  • 26/2/2013 – Arsenal de Sarandí 2 x 5 Atlético – fase de grupos – El Viaducto
  • 3/7/2013 – Newell’s Old Boys 2 x 0 Atlético – semifinal – El Coloso del Parque
  • 27/4/2016 – Racing 0 x 0 Atlético – oitavas de final – El Cilindro
  • 8/3/2017 – Godoy Cruz 1 x 1 Atlético – fase de grupos – Malvinas Argentinas
  • 13/7/2021 – Boca Juniors 0 x 0 Atlético – oitavas de final – La Bombonera
  • 11/8/2021 – River Plate 0 x 1 Atlético – quartas de final – Monumental de Núñez
  • 7/5/2024 – Rosario Central 0 x 1 Atlético – fase de grupos – Gigante de Arroyito
  • 13/8/2024 – San Lorenzo 1 x 1 Atlético – oitavas de final – Nuevo Gasómetro
  • 29/10/2024 – River Plate 0 x 0 Atlético – semifinal – Monumental de Núñez

Chama atenção o peso dos confrontos recentes do Atlético na Argentina. Dos seis adversários enfrentados no período em análise, quatro já foram campeões da Libertadores.

A campanha de 2024 já é a trajetória com mais viagens alvinegras ao país vizinho. Rosario Central, San Lorenzo e o gigante River Plate ficaram pelo caminho do Galo no decorrer dos últimos meses.

Jogadores do Atlético comemoram classificação sobre o River - (foto: Alejandro Pagni/AFP)
Jogadores do Atlético comemoram classificação sobre o River(foto: Alejandro Pagni/AFP)

Adversário do Atlético busca feito inédito

Em cenário oposto ao do clube mineiro, o Botafogo nunca venceu um jogo de Libertadores na Argentina. A Estrela Solitária foi derrotada nas duas ocasiões em que atuou pela Glória Eterna em solo hermano.

Na fase de grupos da edição de 2014, o Botafogo foi superado pelo San Lorenzo no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, por 3 a 0. Já na fase de grupos de 2017, o time carioca perdeu para o Estudiantes no Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata, por 1 a 0.

Curiosamente, este último compromisso do Glorioso teve o zagueiro Igor Rabello como titular. Hoje no Atlético, o defensor busca conquistar a Libertadores pela primeira vez na carreira.

Atlético e Botafogo duelam pela taça

Com históricos significativamente distintos no país da decisão, Atlético e Botafogo medirão forças pelo título da Libertadores de 2024. A bola rolará para o confronto decisivo às 17h deste sábado (30/11), no Estádio Monumental de Núñez – casa do River Plate em Buenos Aires.

Campeão em 2013, o Galo sonha com o bicampeonato da principal competição do continente. Já o time carioca tenta conquistá-la pela primeira vez na história.

Compartilhe