O Atlético é o primeiro clube a perder a final da Copa do Brasil e a final da Copa Libertadores no mesmo ano. Antes do Galo, outros três times haviam disputado as duas decisões em uma mesma temporada – saindo com ao menos uma das taças.
O primeiro deles foi o Grêmio. Em junho de 1995, o Tricolor Gaúcho perdeu para o Corinthians nos dois jogos da decisão da Copa do Brasil – primeiro no Pacaembu, em São Paulo (2 a 1), e depois no Olímpico, em Porto Alegre (1 a 0).
Apesar disso, em agosto, a equipe gaúcha demonstrou poder de reação e conquistou o título da Copa Libertadores pela segunda vez. O Grêmio venceu o Atlético Nacional-COL no Olímpico (3 a 1) e empatou no Atanasio Girardot, em Medellín (1 a 1).
Já em janeiro de 2021, o Palmeiras conquistou a Libertadores de 2020 ao superar o Santos em jogo único no Maracanã, no Rio de Janeiro (1 a 0). Posteriormente, com duas vitórias sobre o Grêmio – primeiro na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (1 a 0), e depois no Allianz Parque, em São Paulo (2 a 0) -, o Verdão ficou com o título da Copa do Brasil de 2020.
A mais recente dessas oportunidades ocorreu em 2022, com o Flamengo. O Rubro-Negro Carioca conquistou a Copa do Brasil em 19 de outubro, após dois empates com o Corinthians – na Neo Química Arena, em São Paulo (0 a 0), e no Maracanã (1 a 1) – e vitória nos pênaltis (6 a 5).
Apenas 10 dias depois, o Urubu ganhou a Libertadores diante do Athletico-PR. Naquela ocasião, os comandados de Dorival Júnior superaram o Furacão no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (1 a 0).

Atlético decepciona torcida com dois vices
Na contramão dos antecessores, o Atlético teve atuações abaixo das expectativas dos torcedores em ambas as finais de mata-mata disputadas em 2024. No dia 3 de novembro, a equipe de Gabriel Milito protagonizou péssima tarde no Maracanã, no Rio de Janeiro, e perdeu por 3 a 1 para o Flamengo no jogo de ida da final da Copa do Brasil.
A volta, em 10 de novembro, também teve derrota alvinegra. Com nova performance ruim e mesmo com “milagres” do goleiro Everson, o Galo voltou a perder para o Flamengo na Arena MRV, em Belo Horizonte – desta vez, por 1 a 0.
Por fim, na tarde do último sábado (30/11), o time mineiro foi superado pelo Botafogo na final da Libertadores – com um jogador a mais desde o primeiro minuto do confronto. Pouco efetivo, o Atlético perdeu para o adversário carioca no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, por 3 a 1.