Adversário do Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores, o Deportivo Pereira é o maior ‘azarão’ a atual edição da competição.
Nas oitavas, a equipe colombiana surpreendeu: eliminou o Independiente del Valle, do Equador, atual campeão sul-americano. Após vencer a primeira partida por 1 a 0, em casa, e segurar o empate por 1 a 1 fora, altitude de Quito, o Deportivo conquistou a classificação.
Na fase de grupos, o clube ficou em segundo lugar no Grupo F, o mesmo de Boca Juniors e Colo-Colo. Com oito pontos em seis partidas, o Deportivo Pereira ficou atrás do time argentino, desbancou o gigante chileno e conquistou classificação inédita para a fase de mata-mata da Libertadores.
Conheça o Deportivo Pereira
Fundado em 1944, o time é da cidade de Pereira, no interior da Colômbia. Vivem no município cerca de 460 mil pessoas.
A equipe chegou à Libertadores após vencer o Campeonato Colombiano (Clausura) de 2022. Após 72 participações na primeira divisão, foi vez em que a equipe conquistou o troféu da competição nacional.
Embora tenha certa estabilidade na elite nacional, o time sempre foi coadjuvante no país. Antes de 2023, a melhor colocação da equipe tinha sido o terceiro lugar.
A Libertadores 2023 é o primeiro torneio internacional que o Deportivo Pereira disputa na história. Com a classificação para as quartas, o Deportivo se tornou a equipe estreante do torneio a chegar mais longe.
Quase falência
Recentemente, o Deportivo Pereira viveu fase difícil: ficou na Série B do Campeonato Colombiano por nove anos seguidos, de 2011 a 2019.
Com dívidas acumuladas, esteve perto de falir, mas conseguiu se reerguer. Em 2019, venceu o título da segunda divisão, voltou à elite e iniciou uma ascensão que o colocou, hoje, no seu melhor momento da história.
Pouco tempo depois de voltar à elite, a equipe conseguiu campanhas de destaque no campeonato nacional. Após se manter na divisão principal em 2020, chegou ao quadrangular semifinal do Clausura de 2021 e foi vice-campeão da Copa da Colômbia no mesmo ano. Em 2022, três anos após a volta à elite, conquistou seu primeiro campeonato colombiano da história.
Maior rival é algoz do Cruzeiro
O maior rival do Deportivo Pereira é o Once Caldas, algoz do Cruzeiro na Libertadores de 2011. O clube colombiano eliminou a equipe celeste nas quartas de final da competição de maneira surpreendente.
Treinado por Cuca à época, o Cruzeiro havia sido a melhor equipe da primeira fase do torneio e venceu a partida de ida, na Colõmbia, por 2 a 1. Contudo, no jogo de volta, em plena Arena do Jacaré lotada, o time celeste jogou mal, perdeu por 2 a 0 e foi eliminado de maneira vexatória.
A rivalidade do campeão da Libertadores de 2004 com o Deportivo Pereira se deve à proximidade entre as cidades-sede: o Once Caldas é de Manizales, que fica a 51 km de Pereira.
Deportivo Pereira encerra jejum do futebol colombiano
O Deportivo Pereira encerrou jejum do futebol colombiano na Libertadores. Há sete anos, nenhuma equipe do país chegava às quartas de final da competição.
O último time da Colômbia que chegou às quartas foi campeão do torneio: o Atlético Nacional, em 2016.
Deportivo Pereira x Palmeiras
O Deportivo Pereira enfrentará o Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores.
A partida de ida será no Estádio Hernán Ramírez Villegas, casa do Deportivo Pereira, no dia 23/8.
A volta será no Allianz Parque, casa do Palmeiras, no dia 30/8.