SUPER MUNDIAL DE CLUBES

Time argentino fica perto de se garantir no Super Mundial de Clubes de 2025

Mesmo que não vença o título da Libertadores, time argentino tem classificação muito encaminhada para o Super Mundial de Clubes da Fifa
Foto do autor
Compartilhe

Gigante da Argentina, o River Plate está perto de garantir presença na primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa, em 2025.

A vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, nessa terça-feira (2/4), aproximou ainda mais o time argentino do torneio intercontinental. Entenda o que falta para que o River garanta a classificação à competição sem precisar vencê-la.

Como funciona a classificação para o Super Mundial

O Super Mundial de Clubes da Fifa terá 32 equipes e reserva seis vagas para times sul-americanos – quatro para os últimos campeões da Libertadores (de 2021 a 2024) e duas via ranking da Conmebol.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos, pois venceram, respectivamente, as Libertadores de 2021, 2022 e 2023. Se um deles ganhar novamente o torneio em 2024, abre-se uma terceira vaga via ranking, que não poderá ser ocupada por brasileiros.

O River Plate é o sexto colocado da classificação geral de clubes da Conmebol. Primeiro (Fla), o segundo (Palmeiras) e quarto (Fluminense) colocados já estão garantidos no Super Mundial. O terceiro é o Atlético, que não pode se classificar via ranking – a Fifa proíbe que mais de dois times do mesmo país participem do torneio, a não ser que se classifiquem como campeões da Libertadores.

O quinto colocado é o Boca Juniors, com 71 pontos – um a mais que o River. Hoje, os dois ocupam as vagas via ranking.

Embora esteja abaixo do Boca, o River Plate está mais próximo de garantir a classificação para o Super Mundial, pois disputa a Libertadores 2024, diferentemente do rival, integrante da Sul-Ameicana,que não conta pontos para a tabela geral da Conmebol.

Além de poder conquistar a vaga por meio de um título da Libertadores, o River terá a chance de somar pontos na classificação da Conmebol durante a competição (empate garante um ponto, vitória três, e cada avanço para fase seguinte também garante três pontos) e assegurar matematicamente uma vaga no Super Mundial via ranking. Assim, hoje, só um “desastre” tiraria o gigante argentino do torneio interconcinental

O que falta para o River se classificar via ranking

Os cinco times que estão imediatamente abaixo do gigante argentino no ranking da Conmebol (Athletico-PR, Olimpia-PAR, Internacional, Vélez Sarsfield-ARG e Racing-ARG) não podem ultrapassá-lo, pois estão fora da Libertadores deste ano.

Portanto, só quatro times ainda têm chances matemáticas de passar o River na tabela: Nacional-URU (43 pontos), Barcelona-EQU (41), Independiente del Valle-EQU (41) e Cerro Porteño-PAR (40). Mas, para isso, teriam que vencer praticamente todos os jogos da Libertadores 2024, bem como torcer para o River Plate fazer campanha desastrosa – cenário bem improvável.

Para que o River não dependa de resultados dos outros quatro times que ainda postulam a vaga, precisa somar mais 23 pontos.

A pontuação máxima que um time pode alcançar na Libertadores sem ser campeão é 52: três por participação na fase de grupos, 18 por seis vitórias na fase de grupos, três por passar para as oitavas de final, seis por ganhar os dois jogos das oitavas, três por passar para as quartas, seis por vencer as duas partidas das quartas, três por passar às semifinais, seis por ganhar os dois jogos das semifinais e, por fim, três por passar para a final.

Primeiros colocados do ranking da Conmebol

  1. Flamengo – 122 pontos (classificado por ter vencido a Libertadores 2022)
  2. Palmeiras – 122 pontos (classificado por ter vencido a Libertadores 2021)
  3. Atlético – 84 pontos
  4. Fluminense – 71 pontos (classificado por ter vencido a Libertadores 2023)
  5. Boca Juniors – 71 pontos (hoje, estaria classificado via ranking)
  6. River Plate – 70 pontos (hoje, estaria classificado via ranking)
  7. Athletico-PR – 59 pontos (fora da Libertadores, não somará pontos em 2024)
  8. Olimpia – 57 pontos (hoje, estaria classificado via ranking, já que não há definição do campeão da Libertadores 2024. Se o vencedor for Fla, Palmeiras ou Flu, haverá três classificados via ranking)
  9. Internacional – 52 pontos (fora da Libertadores, não somará pontos em 2024)
  10. Vélez Sarsfield – 49 pontos (fora da Libertadores, não somará pontos em 2024)
  11. Racing – 48 pontos (fora da Libertadores, não somará pontos em 2024)
  12. Nacional – 43 pontos (fora da Libertadores, não somará pontos em 2024)
  13. Barcelona – 41 pontos (fora da Libertadores, não somará pontos em 2024)
  14. Independiente del Valle – 41 pontos
  15. Cerro Porteño – 40 pontos

Veja o ranking completo no site da Fifa

Times classificados para o Super Mundial de Clubes de 2025

América do Sul (6 vagas)

  1. Palmeiras
  2. Flamengo
  3. Fluminense

Europa (12 vagas)

  1. Chelsea-ING
  2. Real Madrid-ESP
  3. Manchester City-ING
  4. Porto-POR
  5. Benfica-POR
  6. Inter de Milão-ITA
  7. PSG-FRA
  8. Bayern de Munique-ALE
  9. Borussia Dortmund-ALE
  10. Juventus-ITA

Américas do Norte e Central (4 vagas)

  1. Monterrey-MEX
  2. Seattle Sounders-EUA
  3. León-MEX

África (4 vagas)

  1. Al-Ahly-EGI
  2. Wydad Casablanca-MAR

Ásia (4 vagas)

  • Al-Hilal-SAU
  • Urawa Red Diamonds-JAP

Oceania (1 vaga)

  • Auckland City (NZL)
Compartilhe