Um sonho e cerca de 50 milhões de euros (R$ 275,4 milhões na cotação atual) em jogo. O Atlético quer estar no novo Super Mundial de Clubes da Fifa, marcado para junho e julho de 2025 nos Estados Unidos, e se juntar a outros gigantes no cenário internacional. O caminho para o objetivo, no entanto, faz exigência “pesada”: conquistar a Copa Libertadores de 2024. Nesse contexto, o Galo até avaliou a viabilidade de acionar a Fifa por uma mudança nas regras de classificação, mas não viu brecha e desistiu da tentativa.
A reportagem de No Ataque entrou em contato com Sérgio Coelho, presidente do Atlético. Em dezembro de 2023, o dirigente da associação alvinegra afirmou que o Galo estudaria a possibilidade de pleitear, junto à Fifa, uma vaga no Super Mundial de Clubes em virtude da colocação no ranking de clubes elaborado pela entidade.
“Nós vamos analisar essa situação com muito carinho, sim. E se a gente vir que temos possibilidades de estar pelo ranking, vamos brigar pela vaga, sim. A gente sabe que as determinações da Fifa são quase irredutíveis, mas temos que fazer a nossa parte. Não ficamos quietos, não”, disse Sérgio Coelho àquela altura, ao jornalista Breno Galante.
“Se um ‘anjinho da guarda’ viesse me perguntar agora: ‘Presidente, você quer entrar pelo ranking ou pela Libertadores?’ É claro que pela Libertadores. Mas, por garantia, se não chegar por um lado e for de forma justa, correta… Não quero tirar outro clube para beneficiar o Galo. Prefiro não ir. Não quero nada que não seja nosso. Mas se é nosso e a gente tem o direito, vamos lutar por ele”, acrescentou na oportunidade.
Internamente, o clube mineiro analisou a viabilidade de enviar um representante à sede da Fifa, na Suíça, para discutir o tema. Com o decorrer dos últimos meses, contudo, o Atlético entendeu que não haveria qualquer chance de uma mudança de regra nos critérios de classificação.
“Eu falei que se tivesse possibilidade (de acionar a Fifa), iríamos. Mas não existe possibilidade nenhuma para isso. Nós não temos direito a pedir nada”, disse Sérgio Coelho ao No Ataque, nesta quarta-feira (24/4).
A regra que afastou o Atlético do Super Mundial de Clubes de 2025
A organização da competição destinou seis das 32 vagas no torneio a clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Dessas, quatro são dos campeões da Copa Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 (Fluminense) e 2024.
As outras duas serão destinadas aos melhores colocados no ranking de clubes sul-americanos da Fifa. Respectivamente líder e vice-líder da lista, Palmeiras e Flamengo já estão qualificados para o Mundial. Portanto, não entram na disputa.
O terceiro colocado é justamente o Atlético, que teoricamente poderia herdar uma vaga na competição. No entanto, há uma regra que limita a quantidade de equipes a duas por país e impossibilita a classificação do Galo via ranking.
Como o Brasil já tem três classificados ao Mundial (Palmeiras, Flamengo e Fluminense), os outros times brasileiros ficam impedidos de disputar uma vaga por esse critério. Assim, a única chance de o clube mineiro ir à competição é ganhando a Libertadores de 2024.
Super Mundial de Clubes de 2025: participantes já confirmados
O Super Mundial de Clubes de 2025 contará com 32 participantes: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da Ásia, quatro da África, um da Oceania e outro representante dos Estados Unidos (país-sede).
Até aqui, 23 equipes estão garantidas. Restam, portanto, nove vagas em disputa.
Times classificados ao Super Mundial de Clubes de 2025
- Chelsea (Inglaterra): campeão da Champions League 2020/2021
- Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League 2021/2022
- Manchester City (Inglaterra): campeão da Champions League 2022/2023
- Bayern de Munique (Alemanha): via ranking da Europa
- Borussia Dortmund (Alemanha): via ranking da Europa
- Paris Saint-Germain (França): via ranking da Europa
- Inter de Milão (Itália): via ranking da Europa
- Juventus (Itália): via ranking da Europa
- Porto (Portugal): via ranking da Europa
- Benfica (Portugal): via ranking da Europa
- Atlético de Madrid (Espanha): via ranking da Europa
- RB Salzburg (Áustria): via ranking da Europa
- Al-Hilal (Arábia Saudita): campeão da Champions League da Ásia de 2021
- Urawa Red Diamonds (Japão): campeão da Champions League da Ásia de 2022/23
- Al Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
- Wydad Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
- Monterrey (México): campeão da Concachampions de 2021
- Seattle Sounders (Estados Unidos): campeão da Concachampions de 2022
- León (México): campeão da Concachampions de 2023
- Auckland City (Nova Zelândia): campeão da Champions League da Oceania mais bem ranqueado
A competição terá oito grupos de quatro equipes. Os dois primeiros colocados da chave avançam às oitavas de final. Na sequência, haverá confrontos eliminatórios até a grande decisão.